TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais E Logistica

Monografias: Administração De Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais.

Esta atividade é importante para que você conheça a importância de se gerir bem os recursos materiais e patrimoniais da empresa, uma vez que da administração de materiais depende a sequência das operações do processo produtivo. O propósito desta etapa é conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Ler as partes 1, 2 e 3 do Livro-texto: MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. ed. especial Anhanguera. São Paulo: SARAIVA, 2009, que trata dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais. A pesquisa também poderá ser por meio de consulta em outros livros disponíveis no acervo da biblioteca, que tratam do tema.

Passo 2

Ler o material do Livro: VIANA, João José. Administração de Materiais. São Paulo: Editora Atlas, 2008, pp. 107, 108, 109, e faça uma reflexão da importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Texto disponível em:<https: //docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_JxzreNM-0wN zYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 abr. 2013. Anote os pontos principais que contribuem com a tarefa principal.

Passo 3

Debater com sua equipe sobre os conhecimentos adquiridos nos passos 1 e 2 a respeito da administração dos recursos materiais e patrimoniais e produza um texto de 1 página, de acordo com as normas da ABNT, descrevendo os principais assuntos desse debate e entregue ao professor da disciplina.

A administração de materiais é uma atividade que consistem na execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.

Ela corresponde no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias a definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos matérias destinados às atividades operacionais de uma organização:

Os principais objetivos da administração de materiais: preços baixos; alto giro de estoques; baixo custo de aquisição e posses; continuidade de suprimento; consistência de qualidade; pouca despesa com pessoal; relações favoráveis com os fornecedores; aperfeiçoamento do pessoal; bons registros.

É a parte da administração geral que trata especificamente dos materiais. Estes materiais são classificados conforme a necessidade e cultura de cada organização. Existem diversos critérios para as classificações, quais sejam: quanto à utilização, valor econômico e valores estratégicos.

Geralmente utilizam-se duas técnicas básicas para políticas de materiais, que são: a padronização dos materiais em uso e o acompanhamento do ciclo dos materiais. Já o transporte seja ele interno ou externo, necessita de uma atenção especial, pois o baixo desempenho na sua execução pode comprometer toda a organização.

O administrador de estoque não deve se descuidar, pois sua eficiência reduz os materiais armazenados e facilita a previsão de consumo e aquisições. Assim em qualquer empresa, os estoques representam componentes extremamente significativos, seja sob aspectos econômico-financeiro ou operacionais críticos.

O planejamento e o controle dos estoques representam, portanto, fatores ponderáveis para confiabilidade operacional das empresas, na administração de materiais destaca-se por fim uma serie de providencias para que uma organização atinja níveis altos de eficiência na sua atividade, como: organização & métodos, qualidade e informatização.

ETAPA 2

Aula-tema: Gestão de Estoque e Compras.

Esta atividade é importante para que você conheça a gestão de estoque e compras e o seu papel na empresa. O propósito desta etapa e identificar como são desenvolvidas estratégias para se colocar os recursos certos, no local certo, na hora certa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administração - 7ª Série - Administração de Materiais e Logística

Passo 1

Ler a parte 3 do Livro-texto referente a Gestão de Estoque e Compras e refletir sobre a melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente. A pesquisa também poderá ser por meio de consulta em outros livros disponíveis no acervo da biblioteca, que tratam do tema. Anote os pontos principais que contribuem com a tarefa principal.

Passo 2

Realizar uma pesquisa sobre a gestão de estoque e compras e sua importância na empresa.

Para isso leia o artigo de Adilson Koch sobre “Logística de Armazenagem, Distribuição e Gestão de Estoques”, disponível em: <https://docs.google.com/docum ent/d/1Q9SF-81LBvKfoYtFtuFvz_ZuBV-4rvlGLX3YRo41qTM/edit?hl=pt_BR#>. Acesso em: 29 abr. 2013.

Marque os pontos mais importantes identificados no texto para debater com seu grupo.

Passo 3

Reunir-se com sua equipe para vocês escolherem os pontos principais dentre os marcados pelos integrantes e produza um resumo, de acordo com as normas da ABNT, com no máximo 2 páginas e entregue ao professor da disciplina.

A armazenagem dos materiais assumiu uma grande importância na obtenção de maiores lucros, na logística a armazenagem é que leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com