TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração No Brasil

Ensaios: Administração No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

A trajetória da Ciência da Administração se inicia com a Revolução Industrial, onde o crescimento acelerado e desorganizado das empresas foi exigindo uma necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações, no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas (TAYLOR, 1997).

Com a reestruturação do mercado de trabalho, cresce nas organizações e entre os trabalhadores a necessidade de constante aperfeiçoamento e é constante a busca pela competência profissional. Em resposta a essa situação, os sistemas educacionais têm ajustado suas estruturas, corpos docentes e grades curriculares com o objetivo de preparar os profissionais para o exercício de suas atividades produtivas, incluindo-se o desenvolvimento de habilidades focadas na resolução de problemas com autonomia e flexibilidade e na capacidade de colaborar nas organizações em que estão inseridos (CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2006).

De acordo com o CFA (2006) as ações prioritárias das Instituições de Ensino Superior se resumem em formular projetos pedagógicos que traduzam as necessidades dos estudantes e da sociedade; formular planos compatíveis com a realidade educacional da instituição, da região e do país; contribuir para a promoção do desenvolvimento do corpo docente do curso, entre outras. Porém, é interessante observar que os cursos de graduação ainda estão distantes da realidade do mercado, possuindo uma visão muito acadêmica.

Segundo Bertero (2006 apud Candido, 2012) há uma preferência na escolha para o curso de graduação em Administração no Brasil por dois motivos: primeiramente pelo curso possuir um amplo campo de atuação, permitindo assim que empreendedores não se especifiquem em apenas uma área do curso, mas que também possam atuar em várias áreas existentes em uma organização. O segundo motivo seria a grande quantidade de alunos que buscam uma rápida ascensão no mercado e que se submetem a funções e salários que não correspondem à categoria de administradores.

A área de Administração é uma das profissões que mais cresceram no Brasil nos últimos anos devido à relevância de atuação desses profissionais nas instituições, passando de 66.289 matriculados em 1970 para 870.536 em 2009, de acordo com o Inep (2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com