TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21 Brasileira

Abstract: Agenda 21 Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Abstract  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

Ministério do Meio Ambiente

Brasília, 30 de Setembro de 2014

Aumentar fonte

Diminuir fonte

Alto contraste

Flickr

Twitter

Youtube

Facebook

Perguntas FrequentesMapa do siteLinks de interesseFale conosco

Acesso à InformaçãoO MinistérioAssuntos InternacionaisColegiadosComunicaçãoMMA em NúmerosLegislaçãoPublicações

Responsabilidade Socioambiental

A3P

Agenda 21

Agenda 21 Brasileira

Agenda 21 Global

Agenda 21 Local

Avaliação

Carta da Terra

Comissão de Política de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira

Documentos

Programa

Sistema

Vídeos

Conferência Nacional do Meio Ambiente

Produção e Consumo Sustentáveis

Água

Apoio a Projetos

Áreas Protegidas

Biodiversidade

Biomas

Cidades Sustentáveis

Clima

Desenvolvimento Rural

Educação Ambiental

Florestas

Gestão Territorial

Governança Ambiental

Patrimônio Genético

Segurança Química

Programas do MMA

Neste espaço é possível verificar os programas executados pe...

Você está aqui: Home - Responsabilidade Socioambiental - Agenda 21 - Agenda 21 Local

Agenda 21 Local

Imprimir

E-mail

A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.

O capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que "cada autoridade em cada país implemente uma Agenda 21 local tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infra-estrutura econômica, social e ambiental local, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Ainda segundo a Agenda 21, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação das autoridades locais são fatores determinantes para o alcance de seus objetivos.

Para o governo brasileiro, a construção da Agenda 21 Local vem ao encontro com a necessidade de se construir instrumentos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável. O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto da sociedade civil. De fato, a Agenda 21 Local é processo e documento de referência para Planos Diretores e orçamento municipais, entre outros, podendo também ser desenvolvida por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas, bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empresa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes têm-se mostrado muito bem sucedidas.

Principais desafios

Os principais desafios da Agenda 21 Local consistem no planejamento voltado para a ação compartilhada, na construção de propostas pactuadas, voltadas para a elaboração de uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos; condução de um processo contínuo e sustentável; descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todas as etapas do processo. Desta forma, governo e sociedade estão utilizando este poderoso instrumento de planejamento estratégico participativo para a construção de cenários consensuados, em regime de co-responsabilidade, que devem servir de subsídios à elaboração de políticas públicas sustentáveis, orientadas para harmonizar desenvolvimento econômico, justiça social e equilíbrio ambiental.

Processo de construção da Agenda 21 Local

Sugerimos também a leitura do Passo a Passo da Agenda 21 Local

O ponto de partida é a formação de um grupo de trabalho composto por representantes da sociedade e governo (no caso de um município ou determinada territorialidade), podendo ter a liderança de qualquer segmento da comunidade (governo, ONG, instituição de ensino, por exemplo). As atribuições desse grupo devem envolver desde a mobilização e a difusão dos conceitos e pressupostos da Agenda 21, até a elaboração de uma matriz para a consulta à população sobre problemas enfrentados e possíveis soluções, incluindo o estabelecimento de ações sustentáveis prioritárias a serem implementadas no processo de construção da Agenda 21 Local, envolvendo:

O estabelecimento de uma metodologia de trabalho

A reunião de informações sobre as questões chaves de desenvolvimento local

A identificação dos setores da sociedade que devem estar representados, em função das particularidades locais

Os papéis dos diferentes participantes do processo

A identificação de meios de financiamento para a elaboração da Agenda 21 Local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com