TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização no Brasil

Ensaio: Alfabetização no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Ensaio  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.

ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL

Alfabetização: Programa Brasil Alfabetizado criado em 2003 no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como proposta a erradicação do analfabetismo no Brasil e não só o objetivo da alfabetização, mas também a inclusão social de pessoas analfabetas.

EJA: A Constituição Federal promulgada em 1988, garantiu importantes avanços no campo do EJA. No artigo 208, a Educação passa a ser direito de todos, independente de idade, e nas disposições transitórias, são definidas metas e recursos orçamentários para a erradicação do analfabetismo.

Paulo Freire: O pensamento de Paulo Freire se constituiu numa prática baseada num novo entendimento da relação entre a problemática educacional e a problemática social, se antes este era visto como uma causa da pobreza e da marginalização, o anlfabetismo passava a ser interpretado agora como um efeito da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária.

Mobral: Surge durante o regime militar, seu objetivo era erradicar o analfabetismo no Brasil num curto espaço de tempo.

2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?

A educação possibilita ao individuo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extraescolar e na própria vida. A educação de jovens e adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. A educação de adultos torna-se mais que um direito é consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade.

3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?

Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização baseado nas experiências de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, por exemplo, “o boi baba” e “vovó viu a uva”, ele trabalhava as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. Por exemplo, um trabalhador de fábrica podia aprender “tijolo”, “cimento”, um agricultor aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita” etc. A partir da decodificação fonética dessas palavras, ia se construindo novas palavras e ampliando o repertório. O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

4. Caracterize o MOBRAL.

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, e propunha a alfabetização funcional de jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com