TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor de idéias na vida humana

Tese: Amor de idéias na vida humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Tese  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

trabalho ntrodução

O presente artigo teoriza e analisa as representações de afeto na vida do ser humano. Objetiva-se entender a afetividade tomando como base a primeira infância, incluindo desde a concepção, bem como, suas principais figuras representativas: os pais. Estuda - se, também as possíveis consequências da falta de afetividade na adolescência e na vida adulta. As manifestações de afeto, principalmente mãe/filho são decisivas para a formação da personalidade e terão importante influência nas relações sociais ao longo da vida, sendo assim, determinante na formação da estrutura emocional do indivíduo. Sabendo que a afetividade faz parte de todo o desenvolvimento estrutural e psicológico do ser humano, e que sem ela, este não se desenvolve plenamente é de extrema relevância, demonstrarmos a importância do afeto na construção da base da personalidade nos primeiros anos de vida, considerando que aquilo que acontece ao indivíduo neste período irá refletir-se na adolescência e na fase adulta. As impressões registradas no inconsciente, pela presença ou ausência das relações afetivas entre pais e filhos, podem causar graves transtornos afetivos e emocionais às criançasMetodologia Nossa pesquisa é de cunho qualitativo investigativo de natureza bibliográfica. Esta se constitui a partir de materiais já elaborados composto por livros e artigos científicos.

Resultados e discussões

1 Acadêmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ b_jaque@hotmail.com 2 Acadêmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ caroline.belz@yahoo.com 3 Acadêmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ marystelamoura@yahoo.com.br 4 Acadêmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ gomesselia@hotmail.com 5 Acadêmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ rodrigues.tania04@gmail.com 6 Acadêmica do curso de Pedagogia da UNICRUZ stefanisilva1000@gmail.com 7 Professora do centro de ciências humanas e da comunicação fcosta@unicruz.ed.br

A afetividade é a raiz de todo o relacionamento humano, é a primeira forma de envolvimento que temos com o mundo. Ferreira (1999.p.62) diz que: Afetividade (de afeto+(idade) Qualidade psíquica conjunto de fenômenos psíquicos. Que se manifesta sob a forma de emoções,sentimentos e paixões,acompanhadas sempre de impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria, ou tristeza.

Esta influência o modo como cada ser humano se relaciona consigo mesmo e contribui significativamente para a leitura de mundo individual de cada um. Cuidar adequadamente dessas emoções poderá dar um suporte precioso para uma vida equilibrada emocionalmente, para tanto o vínculo construído entre pais, mães e filhos serão condicionantes para um desenvolvimento saudável. . Freud (apud ENDERLE, 1990, p. 28). “A afetividade é o fundamento de todo o crescimento, relacionamento e aprendizagem humana.” Dentro do útero materno, a partir da concepção, é o lugar de aconchego onde o bebê por nove meses terá suas necessidades supridas e será a partir daí que seu cérebro fará os primeiros registros. Nesta fase seus sentidos passam a se desenvolver através de estímulos involuntários maternos. As emoções sentidas pela mãe tanto positivas quanto negativas influenciam diretamente no seu desenvolvimento intra-uterino. Dorin (1978, p. 61). “O nascimento representa uma dolorosa experiência para a criança, mas que é perfeitamente suportável”. A vivência emocional e a qualidade das experiências e dos laços afetivos são muito importantes para o desenvolvimento humano. As experiências nestes primeiros anos de vida são as que contribuem para que o ser humano estabeleça determinados padrões de conduta e formas de lidar com as próprias emoções. (LIMA e SOUZA, 2001 p. 12).

O modo como a mãe acalenta o filho, alimenta e aconchega tem profundo significado na vida do ser humano. A amamentação é a ligação mais íntima entre mãe e filho, satisfaz as necessidades emocionais de ambos, oferecendo ao bebê equilíbrio interno e auto - estima positiva. As carícias que a amamentação propõe dão ao ego do bebê sentido de existência. As primeiras impressões de personalidade em desenvolvimento nascem neste contato com a mãe, por isso esses laços entre mãe e filho são tão importantes, já que a quebra desse vínculo afetivo será responsável pela fragmentação do ser, gerando conseqüências para a saúde mental da criança. Nos primeiros anos de vida os bebês precisam mais do que fraldas limpas, alimentação e horas de sono, é necessário o afeto e o toque que são essenciais para a formação de sua personalidade e desenvolvimento físico/psíquico. Por outro lado, se suas necessidades não forem satisfeitas adequadamente, o mundo para a criança torna-se fonte de ameaça e de frustração. A falta de um vínculo afetivo sólido poderá acarretar distúrbios emocionais e complexos que prejudicarão o convívio familiar e social.

Os pais que são hostis ou impacientes nos seus movimentos e postergam muito o atendimento às necessidades do bebê podem desorientá-los, criando ansiedade, medo de adultos e a sensação de isolamento e abandono. (SABINI, 1993 p. 47).

Segundo Biddulph, (apud James Prescott p.122), estudos feitos em larga escala em várias sociedades diferentes, descobriu-se que, nas sociedades onde as crianças recebiam pouco toque físico e menos afeto havia mais violência da parte dos adultos, com isso fica claro que, quanto mais tranqüila e amorosa for a vida da criança, mais segura e afetuosa ela vai ser na fase adulta. Delinqüentes e predadores sociais, quase sempre estão envolvidos numa história de rejeição e uma infância desajustada e tumultuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com