TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da o Menino e a Caixa

Por:   •  13/9/2016  •  Ensaio  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do texto “O menino e a caixa” 

In RAMAL, Andrea. Histórias de gente que ensina e aprende: contos para repensar a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Através da leitura deste texto fica muito evidente a importância do educador para a vida dos alunos, que passam por uma fase de construção de identidade e conhecimento do mundo.

Considerando o contexto apresentado neste texto é possível perceber a rotina de um estudante, que freqüenta diariamente as aulas, onde as informações são dadas e armazenadas em sua “caixa”, que claramente representa a o processo de ensino e aprendizagem no qual este aluno esta inserido.

Tudo que lhe é ensinado passa por um processo de armazenamento e organização, conciliando com tudo aquilo que já lhe foi dito e ensinado, assim como tudo que lhe pertence de forma inata e a cultura na qual esta inserida.

O aluno apropria-se constantemente de tudo que lhe rodeia, pois o mesmo está em um processo de socialização, compreendendo mais sobre seu papel na sociedade. Conciliando sua cultura com o que aprende no dia a dia na escola, o aluno passa a compreender e formular questões sobre inúmeros fatores que o rodeiam.

Através da formulação e a indagação que o ensinamento aliado as características inatas e a cultura individual e do grupo propiciam o individuo passa a buscar respostas para questões cotidianas, gerando assim resultados e respostas, agregando valores a seu próprio ponto de vista.

O texto permite uma reflexão profunda e muito relevante a cerca das questões que envolvem toda a educação, focando principalmente no processo de ensino e aprendizagem e nas relações entre professor e aluno.

O “Entregador de objetos”, que representa o professor, em muitos casos não foge desta metáfora da autora, pois sem considerar nenhum aspecto do aluno, passa a lançar informações de forma automática e impessoal. O conteúdo é de grande importância para o desenvolvimento, mas o repasse deste conteúdo torna-se em vão quando o aluno não absorve nada, ou seja, mais importante que próprio conteúdo disciplinar é o aprendizado.

O papel do professor é muito mais amplo do que ministrar uma aula e apresentar o “beabá” de sua matéria, exige conhecer e compreender a realidade e as especificidades do grupo de educandos, buscando sempre avaliar as condições de compreensão e construção de idéias dos alunos.

Construir e formular idéias representa o foco da educação, buscar formar sujeitos críticos e questionadores, permite que cada vez mais indagações sejam respondidas. Ser professor é permitir a apropriação adequada de todo o conteúdo armazenado na “caixa”, considerando sempre o sujeito que o aluno é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com