TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO TEXTO: O MENINO E A CAIXA COM RELAÇÃO AO PAPEL DA EDUCAÇÃO E A POSTURA DO EDUCADOR

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.791 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE DO TEXTO: O MENINO E A CAIXA COM RELAÇÃO AO PAPEL DA EDUCAÇÃO E A POSTURA DO EDUCADOR

Antes de nos aprofundarmos aos conhecimentos adquiridos, é preciso fazer um breve entendimento do texto. A princípio fica claro que menino do texto representa o aluno em sala de aula que observa tudo que o professor tenta lhe passar, sem conseguir entender a verdadeira finalidade de tudo aquilo que lhe foi dito. O objeto do texto é a matéria transmitida pelo professor. Já a caixa, seria a cabeça do aluno, mais exatamente o cérebro, onde é guardado tudo que lhe foi transmitido. E esse, mesmo confuso depois de tanta informação, transborda e consegue estabelecer uma idéia, a principio com timidez, mas que poderá ser aperfeiçoada futuramente.

Ao entrar na sala de aula, o educador julga que a criança é como uma tabula rasa e ao contrario do que ele imagina, o aluno já chega com muita informação pois na sociedade em que vivemos estamos diante de uma explosão tecnológica , porém é importante ressaltar que é função do educador organizar todas essas informações na cabeça do aluno.

Ao analisarmos o texto mais a fundo, foi possível identificar paradigmas que nos leva a crer que o professor seria o possuidor do saber e o aluno o suposto receptor. Em certa parte do texto, o autor diz que:

“Quando o entregador de objetos chegava, cumprimentava-o e começava a lançar-lhe coisas preparada para aquele dia. A medida que eram lançadas, ele as guardava, indiscriminadamente, dentro da caixa”.

Na prática, o educador chega na sala de aula, transmite o conteúdo para o aluno que pode captar de forma proveitosa ou não assimilar nada do que foi lhe passado, em outras palavras, muitas vezes as crianças não conseguiram absorver o que o educador passou, e o professor por sua vez não se atentou em explicar novamente .

Outro caso a ser citado, seriam as instituições de ensino, onde educadores adotam metodologias antigas, acabam por não contribuírem para o aprendizado do aluno e nem priorizam a necessidade dos mesmos. Muitos deles entram na sala de aula para cumprir com seu planejamento, sem se preocupar se o aluno realmente absorveu o conteúdo que lhe foi transmitido.

Desta forma, o conhecimento só será absorvido se o professor souber aplicar o método de ensino adequado, no qual o aluno possa assimilar de forma proveitosa este conteúdo. Seria interessante que o educador renovasse constantemente seu método de ensino, priorizando a necessidade do aluno, que é o foco central na educação.

Vale ressaltar, que a educação contribui de forma primordial para a formação do individuo, cabendo ao professor transmitir o conteúdo necessário de uma forma clara e objetiva e principalmente que contribua para uma sociedade melhor estruturada.

De acordo com o artigo: “A educação nas escolas de agora”, de Francisca Romana Giacometti, diretora pedagógica do Agora Sistema de Ensino, publicado no site Administradores.com, diz que:

Na escola do presente, a relação professor-aluno tem papel fundamental no processo educativo, mas depende do clima estabelecido, da capacidade de ouvir e discutir o nível de compreensão dos educandos e da criação da ponte entre o conhecimento do aluno e o da escola. Portanto, a troca de experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com