TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSEMBLÉIA DE FLUXO DE CAIXA CORRESPONDENTE PARA A ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Tese: ASSEMBLÉIA DE FLUXO DE CAIXA CORRESPONDENTE PARA A ANÁLISE DE INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 2 – A MONTAGEM DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE PARA ANÁLISE DE INVESTIMENTO

PASSO 3 – FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

INTRODUÇÃO

O alto grau de competitividade entre empresas vem se acirrando e levando milhares de empresas a investirem em novas tecnologias e formação continuada de seus profissionais. Tais investimentos têm se tornado o diferencial no âmbito empresarial, já se tornou bastante comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro, refletindo nos processos decisórios que estão se tornando cada dia mais duvidosos e incertos, gerando imprevisibilidade diante das ações de todos os indivíduos envolvidos.

Dentro deste contexto, surgem dificuldades para planejar, gerir, organizar, e principalmente administrar, abreviando cada vez mais a confiabilidade para empreendimentos e previsões.

A partir da implementação de um fluxo de caixa relevante, como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pode-se partir para uma previsão elaborada com base nos dados levantados nas projeções financeiras, induzindo a previsões sobre o setor financeiro.

1 - FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O método recomendado para a valoração de ativos é o fluxo de caixa futuro gerado pelo projeto ao longo da sua vida útil, conforme foi feito pela “empresa ADM Confecções”, onde os quais critérios devem se adotados na elaboração desse fluxo de caixa, e a importância fundamental e as dificuldades de se ter projeções confiáveis.

Os fluxos de caixa que ocorrerão durante a vida útil de um projeto é uma das tarefas mais difíceis na análise de investimento de capital. Essas projeções geralmente envolvem inúmeras variáveis, e, em empresas maiores, muitos indivíduos e diversos departamentos. As projeções de preço e quantidade de vendas geralmente são fornecidas pelo setor de marketing, baseado no conhecimento da elasticidade de preço, dos efeitos da publicidade e propaganda, do ambiente macroeconômico, a reação esperada dos competidores e padrões de compra dos consumidores.

Devido às dificuldades de se fazerem estimativas precisas de receitas e despesas associadas a projetos grandes e complexos, os erros de projeção podem ser significativos.

Estimativas de receita e despesa em projetos novos e inéditos também apresentam grande dificuldade devido à falta de dados históricos em que se basear, e de se saber como o mercado vai reagir frente ao novo produto. As dificuldades que existem para se fazer previsões corretas.

Um fluxo de caixa relevante em um projeto e aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que este vinculado a questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais.

Portanto, entender o conceito de fluxo incremental e fundamental na analise de implantação de um projeto. Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais,quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.

2 – CARACTERISTICAS

2.1 - Avaliações de Projetos na Elaboração do Fluxo

Reposição: manutenção do negócio;

Reposição: redução de custos;

Expansão de produtos ou mercados;

Expansão em novos produtos ou mercados

Projetos de segurança e ou ambientais.

2.2 - Projetos de Fluxos de Caixa Relevantes

Os investimentos iniciais ou nos períodos iniciais, podem ser tanto na forma bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. Estes investimentos são saída de caixa e, portanto devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

Nos Retornos de caixa do investimento. Normalmente após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivos para a empresa / investidor.

Onde os valores residuais ou não operacionais. Estes fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributária adquirida.

3 - TAXAS FLUXO RELEVANTE DE INVESTIMENTOS

3.1 - TMA (Taxa de Mínima Atratividade)

Para escolher entre vários investimentos é necessário estipular uma TMA, pois se só houvesse uma área de investimento, ou seja, se o empresário pudesse só investir na poupança, não havendo outras variáveis para este fazer um investimento essa seria a taxa mais atrativa para ele. Se um investidor tivesse várias possibilidades de onde aplicar seu capital, este deveria estipular uma Taxa Mínima (TMA), sendo esta, o investimento mais seguro que este poderia obter.

A escolha de um investimento o investidor deve escolher um que tenha uma taxa superior a TMA, pois devido a ter um risco maior, o rendimento auferido também deve ser maior, um investimento só se tornará atrativo se o retorno obtido nesse seja

maior que a TMA, pois se não for, não haverá lógica em investir-se dinheiro em um negócio mais ariscado e com taxa de retorno menor.

3.2 - TIR (Taxa Interna de Retorno)

Quando há o desejo de realizar-se um investimento, deve-se ter em mente a taxa de retorno que deseja obter com o mesmo, ou seja, a TIR (taxa interna de retorno). “TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa.” A taxa interna de retorno pode ser calculada sobre uma estimativa de 10 anos, período que é considerado como vida útil de um investimento.

Esta taxa de retorno do investimento para uma empresa que está captando recursos de terceiros deve ser maior que a taxa de captação, pois, senão o investimento torna-se desvantajoso para a mesma. Assim, se uma empresa arrecadar de terceiros um capital pagando juros de 2,5% ao mês, o retorno sobre este capital na mesma deve ser maior que esta taxa de juros, para que a realização deste se torne lucrativa para a mesma.

Então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com