TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera_Educacional_Salvo Fundametos

Monografias: Anhanguera_Educacional_Salvo Fundametos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

Artigo Científico

Introdução

As Políticas Sociais no Brasil são estratégias de intervenção governamental, e fazem parte das decisões tomadas, haja visto que as políticas sociais são criadas no intuito de beneficiar os menos favorecidos fazendo com que eles se sintam dignos da vida que vivem, e isso se dá através da garantia de direitos.

Os direitos sociais são direitos fundamentais do ser humano, e caracteriza se pela liberdade e observância de um estado social de direito, tendo por finalidade a melhoria das condições de vida, visando à concretização da igualdade social, e são confirmados como fundamentos de um estado democrático.

1ª Etapa

A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível. Política social é, portanto um claro inequívoco das classes sociais, que respondem aos interesses das classes dominantes. Isso significa que se deve neste momento histórico negar uma ou outra. O que é fundamental neste processo é o fortalecimento daqueles que se encontra fora dos processos decisórios. Os espaços políticos já existentes, como sindicatos, associações, conselhos buscam mais criações de novos espaços de participação popular, podendo constituir novo.

Caminhos possíveis de fortalecimento dos indivíduos para que reconheçam se sujeito coletivo e possam impor mudanças em várias políticas.

Lembrando que todos os indivíduos que só tenha a força de trabalho para vender em troca de sua subsistência, independente de estarem ou não inseridos no mercado formal de trabalho, os mesmos precisam ter seus direitos garantidos de fato, então esses trabalhadores seriam os primeiros a serem beneficiados diretos das políticas sociais no Brasil. A gestão pública se qualifica na medida em que dialoga com os diferentes atores sociais, tendo como instrumento indutor e balizador de suas ações que são as políticas públicas capazes de oportunizar a maioria do povo a justiça social. Seus avanços, limites e desafios tem causado grandes impactos na sociedade, as políticas públicas são compostas por social e econômica e foram construídas ao longo do desenvolvimento da ordem burguesa até os dias atuais, as mesma são resultado de forças sociais mesma que contraditórias, o que faz com que a forma e o conteúdos estejam diretamente ligados aos fatores estruturais do processo histórico do país.

Tendo como resultado um processo com conflito de negociação e luta de classes e seus seguimentos que se colocam em condições desiguais nas negociações disponíveis no estado democrático de direito, o que leva a conflitos. Mas tudo foi necessário na dinâmica da produção e reprodução das relações sociais no capitalismo de ontem e de hoje. No Brasil hoje as políticas sociais estão se consolidando, graças a não aceitação de várias pessoas das condições imposta pelos burgueses, mas sempre tem alguém que não está satisfeitos com as condições que vivem e partem para uma luta árdua por reconhecimento dos seus direitos, e são as lutas constantes de uma população descontente que tem feito com as políticas públicas sejam implantadas de fato e de direitos. As políticas sociais estão sendo vista também como política de proteção social, sendo construídos métodos que viabilizamos direitos sociais das pessoas, fortalecem espaço onde estão os interesses da sociedade. O compromisso ético-político do serviço social contribui também para resgatar os princípios da igualdade, da liberdade e justiça social, acabando com a exploração do homem pelo próprio homem.

Desde o surgimento do serviço social, até os dias atuais, a forma de atuações a destes profissionais vem passando por adequações. Tal medida se faz necessário, visto que as problemáticas de um mundo capitalista vêm mudando de acordo com o surgimento das demandas, como forma de trabalho os profissionais da área devem mediar os problemas.

Nos dias atuais, a política é a forma de governar um povo, e é o povo que elege de forma democrática seus representantes. Um dos problemas que evidenciam em muitos as desigualdades sociais no país é o problemática cultural que está impregnada na população principalmente nas menos favorecidas é que todo político é corrupto e perderam a credibilidade nas mudanças no país. Este para maior sucesso deste ator, os vínculos em seu meio de atuação devem ser construídos de forma sólida para que se tenham espaços amplos de diálogos o que permite a participação efetiva da população naquele determinado contexto social em que vivem.

Um dos principais papéis deste agente é evoluir o “SER” propiciando desta maneira a evolução do homem e o seu censo de querer sempre evoluir transformando a sua realidade e exercendo desta maneira a cidadania.

Dentro desta comparação, entendemos que são possíveis dois caminhos para a população menos favorecidas, ou se acomodam concordando em serem sempre dominados, se contentando com o mínimo, ou buscam a partir daí condições de emancipação dentro do contexto em que vivem. Por que sabemos que a corrupção não começa com os políticos, mas que ela está presente dentro do seio familiar e as eleições dos representantes só faz com que muitos coloquem em práticas vários hábitos ilícitos que os acompanha desde muito cedo. Como os governantes são escolhidos pelo povo é necessário ter a concepção de que para representar é necessário de dar oportunidade uma vez, independente te ter feito um bom trabalho ou não, pois ele não está ali prestando favores, mais sim cumprindo compromissos que foram feitos com a sociedade de modo geral. Por que sabemos que a corrupção não é ação ou méritos só de políticos não, mas são condutas que muitos já vivem no seu cotidiano que ao serem eleitos representantes só facilitam o desenvolver de tais atitudes, por que são pessoas que não tem compromisso com a população que os escolheu, a política social no Brasil era pra uma identidade autêntica e marcante e não o favoritismo.

O papel do educador social é muito abrangente por ser um agente de mudança social, que usa estratégias de intervenção, age na inclusão social no favorecimento de autonomias e do bem-estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com