TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia Nervosa

Ensaios: Anorexia Nervosa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA CLARA

ANOREXIA

Leticia Hernandes (39)

Santa Clara do Sul, junho de 2014.

Leticia Hernandes (39)

ANOREXIA

Pesquisa solicitada na disciplina de Seminário integrado, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, como exigência para avaliação do || Trimestre.

Orientadoras: Prof.: Rosilene

Santa Clara do Sul, junho de 2014.

SUMÁRIO

RESUMO.....................................................................................................................4

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................5

3 METODOLOGIA.......................................................................................................8

4 ANÁLISE DE DADOS...............................................................................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

6 REFERENCIAS.......................................................................................................13

ANOREXIA

Resumo

Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição. Trata-se de um artigo, o qual foi realizado com pesquisas, com o objetivo de mostrar para a comunidade o quanto é importante cuidar da alimentação. Cuja pergunta norteadora é: A mídia realmente influencia em transtornos alimentares? A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens.

Palavras-chave: Anorexia nervosa, preocupação, problemas psiquiátricos, alimentação, mulheres jovens, homens.

1 Introdução

A anorexia é uma doença psicológica caracterizada pelo medo que a pessoa tem em ganhar peso, a pessoa anoréxica se preocupa com o número de calorias que ingere para que esteja sempre com o peso abaixo do ‘’normal’’ porque assim se certifica de que está ‘’bem’’, mas corre risco de ficar doente e até mesmo morrer de fraqueza.

A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente á caquexia, um grau extremo da desnutrição. Pesquisas mostram que, nesses casos, o índice de mortalidade varia entre 15% e 20%. VARELLA,(2005).

Esta doença está atingindo crianças, adolescentes, mulheres e também homens que procuram estar dentro dos padrões de beleza da atualidade. De acordo com WEINBERG,(2007) ‘’Esse distúrbio funciona como um vício. Nem todos que fazem dieta vão desenvolver esse transtorno’’.

Nos dias de hoje com a mídia cada vez mais acessível torna muito mais fácil impor um padrão de ‘’beleza’’ e assim é mais fácil influenciar os jovens. Com isso a busca por um corpo ‘’perfeito’’ vem aumentando absurdamente fazendo com que as pessoas mais influenciáveis acabem tentando alcançar resultados que às faça, ficar desnutridos, doentes e até mesmo levar à morte.

Esta pesquisa pretendia enfocar a comunidade escolar o quanto é importante cuidar da alimentação, do corpo e de sua saúde. Também alertar as pessoas aos riscos que correm ao desenvolver esta doença.

Foi realizada enquete com alunos que abordarão sobre dieta e hábitos alimentares. Será realizada entrevista com alguma psicóloga para que sejam explicadas dúvidas relacionadas a doença.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ANOREXIA NERVOSA

A anorexia se caracteriza por um padrão de comportamento de recusar a si mesmo o alimento.

De acordo com o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed.): “As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo”. A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição.

De acordo com a American Psychiatry Association-APA (1993), tal doença tem como característica diminuição de apetite, amenorreia, impotência, aversão à comida, obstipação, emagrecimento extremo e hiperatividade.

Segundo Schebendach; Reichert-Anderson, apud Mahan; Escott-Stump (2002), a anorexia se dá como forma peculiar de doença que afeta principalmente mulheres adolescentes e adultas jovens entre 16 a 24 anos, sendo caracterizado por emagrecimento extremo, cuja falta de apetite é decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica.

Essas pessoas não apresentam perda real do apetite até estágios mais avançados da doença, mas sim uma recusa alimentar deliberada, com intuito de emagrecer ou medo de engordar. Percebe-se nos pacientes excessos de atividades, perfeccionismo, constante vigilância, desinteresses por relacionamentos comuns, autossuficiência e preferência por cuidar dos outros ao invés de serem cuidadas.

De acordo Timby e Smith (2005, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA p. 155) “A anorexia nervosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com