TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Das Sociedades Complexas

Trabalho Universitário: Antropologia Das Sociedades Complexas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 6

Individualismo e Cultura

Capítulo 8

Antropologia das Sociedade Complexas

ÍNDICE

1.Cultura……………………………………………………………………………..2

2.Individualismo e Cultura…………………………………………………………..3

3.Antropologia VS Sociologia…………………………………….............................4

3.1- Mudança na Antropologia………………………..…………………….5

3.2-Influências………………………………………………………………..5

4. Ideologia e Sistemas de Representações………………...……….........................6

5.Individualismo……………………………………………………………………..7

6. A importância da Família…………………………………………………….......8

7. Meio metropolitano e subúrbios……………………………………….………...8

8.Bibliografia e Webgrafia……………………………………………………….…9 

1. Cultura

A cultura é um conceito de várias acções, sendo a mais comum a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

2. Individualismo e Cultura

Esta obra foi escrita por Gilberto Velho nascido no Rio de Janeiro a 15 de Maio de 1945 e faleceu a 14 de abril de 2012. Foi um antropólogo brasileiro e é uma referência na aproximação das ciências sociais em Portugal e no Brasil.

Esta obra está dividida em 11 textos separados em 2 partes, sendo na primeira, focada a questão da construção da realidade e o problema da cultura e na segunda são vistas as noções de indivíduo, sociedade e cultura, com a preocupação sociológica de distinguir grupos sociais e vê-los actuando politicamente.

Foi nos escolhido para analisar o capitulo VIII que tem como finalidade perceber as questões da teoria antropológica nas camadas médias urbanas no Brasil, analisando os segmentos metropolitanos e os segmentos da cidade interior. 

3.Antropologia vs Sociologia

Estes dois estudos sociais diferenciam-se ao longo do tempo em função de hábitos e tradições. A Sociologia é mais usualmente associada ao estudo das sociedade ocidentais, o que muitas vezes quer dizer que o sociólogo estuda a sua própria sociedade, enquanto que a Antropologia é associada ao estudo de sociedades não ocidentais, o que quer dizer muitas vezes sociedades estrageiras em relação ao Antropólogo.

Em termos de objecto cientifico, a Sociologia associa-se ao estudo de grupos e da sociedade à qual pertencemos, enquanto a Antropologia se associa ao estudo da cultura, entendida como algo pertencente a cada sociedade em particular mas também a toda a humanidade, dedicando-se muitas vezes ao estudo de outras sociedade ou à comparação entre a cultura da sociedade a que pertencemos e a cultura de outra sociedade.

Por fim, a Antropologia associa-se à analise de pequenos agregados populacionais, tendo uma observação participante juntamente com o trabalho de campo, enquanto que a Sociologia se associa muitas vezes ao estudo de grandes populações, utilizando apenas o método de observação indirecta, ou seja, não interage de forma alguma com o objecto de estudo, que neste caso é a população.

3.1. Mudança na Antropologia

Houve um processo de “sociologização”, isto é, tornou-se mais parecida com a Sociologia visto que através da influência inglesa passou a considerar-se os conceitos de estrutura, organização e papéis que passaram a ser mais usados, esquecendo os princípios antropologistas.

Ainda um pouco antes disso foram surgindo novos trabalhos relacionados com a economia devido a uma influência marxista, estes ainda com os alicerces originais das preocupações antropológicas. No entanto, esta nova maneira de encarar a antropologia tinha grande imprecisão, o que dificultou grandes avanços teóricos.

3.2. Influências

Na altura a noção de cultura era basicamente identificada com correntes norte-americanas neo-evolucionistas com autores como Leslie Whie, o bioculturalismo de Malinowski e a teoria de traços, complexos e áreas culturais de Herskovitz.

Sistema de representações e um conhecimento mais sistemático, por vezes confundida com estudos de ideologia mais ligados a uma influência marxista.

Isso serviu para acabar com o dualismo que existia entre sociedade e cultura, ao enriquecer-se o conhecimento da antropologia. Clifford Geertz e Marshal D Sahlins elaboraram uma teoria da cultura, influenciados pelo Lévi-Strauss, o que fez ajudar isso.

Para Marcell Mauss há que identificar as categorias as categorias nativas, entender como se articulam, vê-las operando enquanto sistema. É isso que torna possível compreender as representações, sua lógica e seus mecanismos.

Por isso, economia, politica e religião são domínios reconhecidos na cultura ocidental moderna mas podem não fazer sentido não só para tribos distantes mas para certos segmentos da sociedade complexa contemporânea.

4. Ideologia e Sistema de Representações

Ideologia é uma palavra de múltiplos significados, contudo para o autor, neste contexto, é um fenómeno de classes e esta relacionada com os meios de produção, sendo que são essenciais na medida em que estabelecem as condições, que determinam os limites e indicam a direcção de desenvolvimento das formações sociais especificas e da sociedade humana na generalidade. Contudo, o conceito de ideologia aparece como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real. Através da ideologia, são construídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com