TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia é Uma Ciência Bastante Jovem E Que Vem Contribuindo Muito Com As Inúmeras Questões Que Envolvem O Homem Na Sua Interação Com O Mundo E Com Os Demais. Para Esta Ciência, O Homem, Na Vida Em Sociedade,

Monografias: A Antropologia é Uma Ciência Bastante Jovem E Que Vem Contribuindo Muito Com As Inúmeras Questões Que Envolvem O Homem Na Sua Interação Com O Mundo E Com Os Demais. Para Esta Ciência, O Homem, Na Vida Em Sociedade,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 6

le

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERENCIAS........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a Importância do Projeto Político Pedagógico para a Organização Escolar, e a forma como o projeto pode ser apresentado aos alunos e Profissionais da educação. O Projeto Político Pedagógico é um instrumento fundamental para o fazer educativo e, por consequência, expressa a prática pedagógica das instituições e dos cursos, dando direção à gestão e às atividades educacionais. A importância do Projeto Político Pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação educativa que deve ser definida atenciosamente, com consequente compromisso coletivo.

DESENVOLVIMENTO

A Integração do Projeto Político Pedagógico é atividade essencial no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades, define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Toda escola têm objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico - o PPP. É o Projeto Político Pedagógico que irá visar o que a escola idealiza quais seus projetos, metas, objetivos e quais os possíveis meios para realizá-los. O Projeto Político Pedagógico é um instrumento necessário para a ação e transformação na escola. Para tanto, sua elaboração deve ter como ponto de partida as necessidades dos alunos, seu embasamento teórico metodológico deve está voltado para políticas educacionais e públicas.O Projeto Político Pedagógico é antes de tudo um instrumento ideológico, político, visando, sobretudo a gestão dos resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização e acompanhamento de todo o ambiente escolar. Portanto, o PPP deve estar integrado no plano pedagógico e gestão escolar, tendo como questão essencial do projeto expressar a capacidade de se transferir o planejamento para a prática, contudo, fazer com que o alunado acompanhe todo o conteúdo pedagógico que lhes são apresentados. Um Projeto Político Pedagógico ao ser elaborado ou conduzido à elaboração tem a função de ajudar na conquista e consolidação da autonomia da escola, necessita assim, ser organizado e conduzido por visões de conhecimento, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos, atualizando-se e transformando-se de acordo com os avanços e as mudanças da comunidade escolar.

Por apresentar grande variedade de informações relevantes, o PPP se configura como uma ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos. O projeto político pedagógico em sua essência contribuirá para a resolução de vários dos problemas enfrentados pela escola. Sua elaboração de forma coerente e participativa pode contribuir para uma organização mais eficaz e inclusiva, como também diminuir alguns desafios educativos que a instituição lida no dia a dia.

O PPP Reflete opções de escolha, prioridades na formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. Esse Projeto é importante para a Educação Básica por apresentar uma amplitude ascendente, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico. A inclusão desse projeto em ambiente educacional pode vir a ser uma ferramenta para a construção de uma educação que funcione de fato em prol da comunidade que dela precisa e dos profissionais que a escola disponibiliza. É necessário criar ocasiões para que exerçam a cidadania e que aprendam sobre a importância do papel de cada cidadão diante da sociedade, dando-lhes a oportunidade de vivenciar a própria autonomia e a responsabilidade, a solidariedade para o bem comum.

Em ambiente escolar o Projeto Político Pedagógico deve apresentar sua proposta, buscando, uma visão mais abrangente e direcionada para o processo de ensino-aprendizagem. Tornando-se necessário esclarecer que não é um projeto acabado, fechado, mas flexível, exposto e disposto sempre a novas descobertas e aprendizados. O PPP deve está voltado para as práticas inclusivas, pois, todos os seres humanos independentes de cor, raça, nível social, religioso, formação física ou psicológica possuem direito ao acesso a educação de qualidade. Além disso, construir um Projeto Político Pedagógico requer dos envolvidos em sua elaboração/construção uma abrangência reflexiva e investigativa, consciente e sistematizada de forma em que o diálogo e a abertura para novas possibilidades se façam sempre presente, em que cada um assuma seu papel de co-autor do processo educativo da instituição de ensino em toda a sua multiplicidade.

É nesse sentido que as instituições de ensino devem trabalhar a construção do projeto de forma que abranja os conhecimentos e visões de mundo, escola sociedade e a busca pela transformação da mudança social do homem. Tais aspectos contribuem para permitir ao aluno e demais envolvidos sentir-se uma participante de sua realidade social. Pois, a escola enquanto espaço de transformação precisam ser adaptadas as mudanças que se apresentam na sociedade, para assim desempenhar seu papel. O estabelecimento das relações existentes entre o fazer pedagógico e as questões sociais mais amplas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com