TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E Cultura Brasileira - Unidade 3

Artigo: Antropologia E Cultura Brasileira - Unidade 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  2.855 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Os mitos, analisados por Lévi-Strauss, são acessíveis ao pesquisador também segundo o método psicanalítico de interpretação dos sonhos.

A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano e em diálogo com as teorias freudianas, pode ser elaborada:

I. Por análises de um mito isolado de uma determinada cultura.

II. Por análises estabelecidas ao relacionar diversos mitos da cultura.

III. Por análises que podem desvelar os mitos que fazem parte das memórias involuntárias de um determinado grupo social.

IV. Por análises que podem decifrar os mitos que informam sobre determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemáticas vividas em uma determinada cultura.

Marque a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

I

Resposta Correta: e.

I

Feedback da resposta:

A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano, não pode ser elaborada por análises de um mito isolado de uma determinada cultura. O ato de decifrar os mitos possibilita conhecer determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemas vividos por uma determinada cultura.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

As relações matrimoniais entre homens e mulheres parecem infinitas à primeira análise, porém apresentam algumas possíveis relações entre os grupos: levirato (é quando um irmão é obrigado a casar-se com a viúva de seu falecido irmão desde que este não tenha descendentes do sexo masculino), sororato (é um tipo de aliança em que o homem substitui a esposa falecida pela irmã mais nova), poligamia (é quando um cônjuge possui muitas esposas ou maridos) e monogamia (é quando um cônjuge possui uma única esposa ou marido).

O texto acima faz menção à antropologia estruturalista de Lévi-Strauss e afirma que:

I. Há elementos invariantes na cultura do ponto de vista das relações matrimoniais entre homens e mulheres.

II. Somente há elementos invariáveis na cultura do ponto de vista das relações matrimoniais entre homens e mulheres.

III. Há elementos variáveis e invariáveis na cultura do ponto de vista das relações matrimoniais entre homens e mulheres.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

I

Resposta Correta: d.

I

Feedback da resposta:

A questão exemplifica que há tipologias invariantes nas relações entre homens e mulheres e não inúmeras como se supõe à uma primeira observação de acordo com o pensamento estruturalista levistraussiano. Nesse sentido, a alternativa correta, na acepção de Lévi-Strauss, é: “Há elementos invariantes na cultura”.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Sobre as relações do diálogo empreendido pelo estruturalismo de Lévi-Strauss com as teorias de Sigmund Freud, julgue as opções a seguir:

I. O método estruturalista pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada.

II. O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada.

III. O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: d. I, II e III

Resposta Correta: d. I, II e III

Feedback da resposta:

O método estruturalista na antropologia compreende que: pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada; O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada e O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com