TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Exames: ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  6.546 Palavras (27 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 27

ANTROPOLOGIA

UNIDADE 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

(...) A diferença é que, a partir da antropologia de Franz Boas, estima-se que para compreender o lugar particular ocupado por um determinado costume não se pode mais confiar nos investigadores (informantes). Apenas o antropólogo pode elaborar uma monografia, isto é, dar conta cientificamente de uma micro-sociedade, apreendida em sua totalidade e considerada em sua autonomia teórica. Pela primeira vez, o teórico e observador estão finalmente reunidos (...)

O parágrafo acima sobre a antropologia produzida por Franz Boas afirma que o:

I. O Etnógrafo e o Antropólogo devem fazer parte do mesmo processo de desenvolvimento de uma pesquisa.

II. O Etnógrafo e o Antropólogo não fazem parte do mesmo processo de desenvolvimento de uma pesquisa, pois atuam separadamente.

III. O Etnógrafo deve produzir uma descrição cultural baseada em textos de informantes externos à cultura e o antropólogo deve realizar uma análise teórica em um mesmo processo de desenvolvimento de uma pesquisa.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada: e.

II e III

Resposta Correta: e.

II e III

Feedback da resposta:

O parágrafo referente à questão sobre a antropologia produzida por Franz Boas faz referência ao fato de que o etnógrafo, compreendido como o descritor de culturas, e o antropólogo, compreendido como teórico da cultura, devem fazer parte do mesmo processo de pesquisa. Estão incorretas as seguintes opções: "O Etnógrafo e o Antropólogo não fazem parte do mesmo processo de desenvolvimento de uma pesquisa, pois atuam separadamente" e "O Etnógrafo deve produzir uma descrição cultural baseada em textos de informantes externos à cultura e o antropólogo deve realizar uma análise teórica em um mesmo processo de desenvolvimento de uma pesquisa".

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O Relativismo Cultural é a compreensão de uma cultura a partir da noção de que é um conjunto de verdades produzidas pelos indivíduos que estão inseridos num grupo e que nele aprenderam “porque” e “como existir”, segundo determinados pontos de vista.

O método do relativismo cultural empreendido pelo antropólogo Franz Boas parte da premissa de que:

I. Representa a possibilidade de compreensão da cultura do grupo do "outro”.

II. Representa a impossibilidade de compreensão da cultura do grupo do “outro”.

III. Representa o estabelecimento de valores elaborados pelo viés etnocêntrico.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada: e.

II e III

Resposta Correta: e.

II e III

Feedback da resposta:

O método do relativismo cultural empreendido pelo antropólogo Franz Boas parte da premissa de que representa a possibilidade de compreensão da cultura do grupo do "outro” e não partem da premissa de que representa a impossibilidade de compreensão da cultura do grupo do “outro” e do estabelecimento de valores elaborados pelo viés etnocêntrico.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A obra de Malinowiski é definida como a de uma antropologia funcionalista. Essa antropologia é funcionalista, porque esta postura teórica e metodológica considera que nada ocorre em nenhuma cultura ao acaso ou em etapas denominadas de selvageria.

Julgue as opções a seguir no que se refere à antropologia funcionalista de Malinowiski:

I. A cultura deve ser analisada tal como um organismo vivo.

II. A cultura é o resultado das necessidades biológicas produzidas pelo homem.

III. A cultura deve ser estudada com base na visão diacrônica.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada:

I e II

Resposta Correta:

I e II

Feedback da resposta:

A antropologia funcionalista de Malinowiski preconiza que a cultura sistêmica produz a noção de que a cultura deve ser analisada tal como um organismo vivo e de que a cultura é resultado das necessidades biológicas produzidas pelo homem e não utiliza a visão diacrônica (visão histórica), mas, sim, a visão sincrônica (a realidade cultural num determinado momento específico)

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

"(...) a relativização (o relativismo cultural) deve ser limitada, porque a comparação é imprescindível para se chegar à compreensão de que há semelhanças entre coisas aparentemente diversas e diferentes. (...) cada cultura ou cada indivíduo carrega seu próprio ethos (costumes de um povo) para se comunicar e para entender o Outro; então há que se fazer um compromisso entre as linguagens para haver comunicação e compreensão entre esses dois entes, o Eu, ou o sujeito pensante, e o Outro, ou o objeto da pesquisa. Portanto, levar o relativismo cultural como método às suas propriedades finais terminaria produzindo a impossibilidade do conhecimento.

(GOMES, Mércio P. Antropologia: Ciência do Homem, Filosofia da Cultura. São Paulo: Contexto, 2012)

A afirmativa acima escrita pelo antropólogo Mércio Gomes produz indagações a respeito do relativismo cultural e do método comparativo. Julgue as opções abaixo no que se refere à visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com