TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE DISSERTATIVA

Artigos Científicos: ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE DISSERTATIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  3.038 Visualizações

Página 1 de 3

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA – ATIVIDADE DISSERTATIVA

PERGUNTA 1

1. Introdução

Leia o texto a seguir:

A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA VAI À COPA DO MUNDO DE 2014

O ministério da cultura participou de reuniões, em Brasília, de cerimônias da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014, a se realizar no Brasil. Os governos estaduais e as prefeituras municipais também estão convidados a participar das discussões.

O ministério da cultura afirmou, durante a solenidade, que a Copa do Mundo de 2014 vai ter um diferencial. “Vamos trabalhar não só o Brasil que os estrangeiros veem, ou seja, o país do samba, do futebol, do Carnaval e da alegria, mas também o Brasil da desigualdade ainda existente, o Brasil com problemas sociais, que precisa de soluções”, expressou. “Vamos trabalhar em cima da realidade, da diversidade cultural e social brasileira”.

Todo esse trabalho voltado para a Copa vai mexer com a autoestima do próprio brasileiro, afirmou o ministério da cultura no Brasil: “O Brasil do Bumba-meu-Boi, das manifestações folclóricas, das culturas indígenas, dos pontos de cultura de todo o país e uma série de outras manifestações culturais serão mostradas. Vamos trabalhar com o imaginário e com o Brasil como ele é”.

O secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos afirmou durante a cerimônia que “a Copa de 2014 é uma grande oportunidade de mostrarmos o que somos e o que queremos ser. É o momento de apresentarmos os nossos valores”.

(O texto é um excerto e uma livre adaptação do texto obtido na fonte bibliográfica: Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2013/04/26/copa-do-mundo-de-2014/. Acesso em: 26/04/2013)

QUESTÃO DISSERTATIVA

Após a leitura do texto acima “A Diversidade Cultural Brasileira vai à Copa do Mundo de 2014” e com base nos conteúdos da unidade 2 da disciplina desenvolva uma resposta que apresente uma reflexão analítica (entre 7 e 15 linhas fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 3 (12pt)) sobre a importância do estudo do relativismo cultural e etnocentrismo sob o viés antropológico.

Processo

A atividade será avaliada a partir dos seguintes critérios:

1) A resposta deve contemplar:

• Um texto que aborde as relações do texto indicado com os conceitos da unidade 2 do conteúdo.

• Um texto de acordo com os padrões da norma culta da língua portuguesa.

• Um texto dissertativo analítico e reflexivo escrito pelo próprio estudante com clareza de ideias e objetividade.

A partir do conteúdo da Unidade 2, pôde-se compreender algumas diferenças no levantamento de informações de diferentes culturas para antropologia.

O relativismo cultural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com