TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antrpologia- Dependência Quimica

Trabalho Escolar: Antrpologia- Dependência Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade de Ensino : Anhanguera Sorocaba

Curso: Serviço Social EAD

Disciplina: Antropologia Aplicada ao Serviço Social

Acadêmicos:

ALESSANDRA REGINA BRIZOLA DE OLIVEIRA – RA 5568153314

GRASIELA CRISTIANE DE ANDRADE- RA 5376967059

MERIANE DE FÁTIMA ROCHA ALVAREZ DE CAMPOS – RA 5707948289

VALDENIRA BATISTA DOS SANTOS- RA 5322949401

TITULO : “VISÃO SOCIAL”

Data : 12/06/2013

VISÃO SOCIAL

Dependência Química e seu Mecanismo Geral

As drogas acionam o programa de recompensa do cérebro, área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo

O problema é que não existe drogas leves, elas não mexem apenas com o área do prazer, mexe também em outras áreas do cérebro, alterando e fazendo agir de modo impróprio.

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

A vulnerabilidade social fez com que surgisse o profissional de Serviço Social , tendo como sua base de trabalho a assistência a população menos favorecida, e a diminuir a disparidade social. Atuando através de pesquisas e analises da realidade social, voltando-se para a prevenção e ajudando no desenvolvimento de Política Publicas, trabalhando com as crianças e os menores carentes, garantindo o direito e a assistência para a população desamparada.

A disparidade social fez com que houvesse a necessidade de formar organizações para desenvolver soluções para a problemática já engendrada no seio da sociedade.

O assistente social acaba se tornado um agente socioeducador envolvendo-se com os elementos populares e os orientando para educação social, mostrando a eles seu direitos básicos a vida, saúde, a convivência familiar e comunitária, a educação e o seu dever. Tudo que faça parte para que as necessidades básicas não lhe sejam negadas, seu bem estar físico, mental e moral.

O Brasil hoje é comparada com um dos piores panoramas mundiais em desigualdade social em termos de justiça distributiva. Essa disparidade de renda é uma das somas mais agudas para a econômia, e vem a ser a maior dificuldade estrutural do Brasil, causando desemprego, um mau desenvolvimento da saúde populacional, uma péssima educação, desigualdade social e falta de moradias.

A solução para tirar as pessoas da linha da pobreza é uma Política Pública que englobe todas as dificuldades e viabilize o acesso à cidadania e seu exercício pleno.

Há hoje vários Programas Sociais para ajudar a população que faz parte dessa desigualdade social brasileira, fruto do trabalho do assistente social, que ajuda no planejamento mais não consegue sozinho assistir a todas as pessoas “carentes” e com a ajuda dos programas político sociais é capaz de desenvolver projetos multiplicadores.

Com implantação desses Programas de Política Públicas municípios tornaram se eixos estratégicos fazendo a redefinição dos parâmetros de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Modalidade de Políticas Públicas

É importante considerar alguns tipos de políticas, para que se possa definir o tipo de atuação que se pode ter frente a sua formulação e implementação. Vários critérios podem ser utilizados.

Quanto à natureza ou grau de intervenção:

Estrutural – buscam interferir em relações estruturais como renda, emprego, propriedade.

Conjuntural ou emergencial – objetivam emanar uma situação temporária, imediata.

Quanto à abrangência dos possíveis benefícios:

Universais – para todos os cidadãos

Segmentais – para um segmento da população, caracterizado por fator determinante( idade, condição física, gênero etc.)

) Fragmentadas – destinadas a grupos sociais dentro de cada segmento.

Quanto aos impactos que podem causar aos beneficiários, ou ao papel nas relações individuais, ou ao seu papel nas relações sociais :

Distributivas – visam distribuir benefícios individuais.

Redistributivas – visam redistribuir recursos entre os grupos sociais recursos de um grupo para beneficiar outros, o que provoca comflito.

Regulatória – visam definir regras e procedimentos que regulem comportamento dos atores para atender interesses gerais da sociedade; não visariam benefícios imediatos para qualquer grupo.

O ASSISTENTE SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PREVENÇÃO DE DROGAS

O assistente social esta voltado para dar suporte as pessoas que tiveram difículdades em desenvolver sua formação social, causando danos a sua vida física, moral e social.

A estigmatização dos usuários de drogas é frequente em vários setores da sociedade e também na elaboração das Púliticas Públicas destinadas ao combate do transtorno causado pelo uso das drogas. Montar estratégias para diminuir o preconceito ajudando a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com