TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Textual - Roteiro

Casos: Análise Textual - Roteiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Relações Internacionais

Segundo Semestre - 2013

Profª Lidia M. V. Possas

Análise Textual – Roteiro

Total : 30 pontos

Obra: Escrita da História – Dos positivismos aos pós-modernismos

Cap II – A Hora da Disciplina Histórica: Os Annales

Autor: Jaume Aurell

Editora, edição e Ano de Publicação: Instituto Brasileiro de Filosofia e ciência “Raimundo Lúlio” (Ramom Llull) - 2010

Aluna(o)Jonas Borini de Castro

1. Análise da Obra:

1.1 Autor do texto, identificação: buscar a formação, publicações e atuação acadêmica ou não do autor , Professor Jaume Aurell leciona na Universidade de Navarra – Espanha, escreve sobre a história intelectual historiografia, historia religiosa e medieval.

1.2 Titulo do texto: Cap II – A Hora da Disciplina Histórica: Os Annales

1.3 Temáticas e problematizações levantadas: O autor pretende lançar luz sobre o desenvolvimento da historiagrafia e da história enquanto ciência. Inicia pelo debate entre a revista francesa dos Annales e a historiografia alemã. Ao delinear as diferenças entre essas busca demonstrar a evolução da disciplina enquanto linha intelectual.

Segundo Aurell até então (sec XIX e início sec XX), a história predominante era a história política, da diplomacia, de cunho positivista, de seqüência cronológica e a busca pelo mais real, de neutralidade axiológica.

A revista dos Annales fundada em 1929 seria em anos vindouros referência e reunião de pensadores da história de algumas vezes linhas teóricas diversas, porém sendo classificados em 3 gerações mais amplamente convencionadas. A primeira delas quando da liderança de Marc Bloch e Lucien Febvre, marcada pela busca por uma história mais totalizante, fazendo pontes interdisciplinares, de cunho sócio-econômico, contrapondo a historiografia alemã.

Depois da segunda guerra mundial Braudel na direção marcaria o tendência a uma perspectiva estruturalista, lançando um olhar mais abrangente sobre a compreensão da história. A estrutura e conjuntura lidam com três tempos, a curta duração, média duração e longa.

A terceira geração com nomes como Le Roy, Le Goff seria então marcada pela história das mentalidades.

Ém linhas gerais é a passagem de uma história documental a uma história mais totalizante, interdisciplinar.

1.4 Contexto histórico em que o autor produz o texto – A primeira edição é de 2005, sendo recente, com a finalidade de lançar um olhar panorâmico sobre história.

1.5 Temporalidades e Sujeitos evidenciados: Autores diversos de diversas áreas científicas devido à discussão paradigmática e epistemológica realizada pelo autor, por nomes importantes da historiografia, Heródoto, Tucídides, Santo Agostinho, Hegel, Marx. Os sociólogos Durkheim, Comte.. No caso dos Annales os diversos autores das diversas gerações, o contexto histórico da guerra, o nazismo a ceifar a vida de Bloch.

1.6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com