TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequenciação Textual

Pesquisas Acadêmicas: Sequenciação Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  6.990 Visualizações

Página 1 de 2

Sequenciação Textual

São diversos tipos de atividades realizadas pelo autor para fazer o texto progredir. Existem a sequenciação com recorrências, sequenciação sem recorrências, encadeamento, progressão e continuidade tópica.

Sequenciação com recorrências: pode realizar-se com ou sem elementos recorrentes.

Recorrência de termos: consiste na reiteração de um mesmo item lexical, repetições.

Paralelismo sintático: a progressão constrói-se, nesse caso, com a mesma estrutura sintática, mas cada vez com itens lexicais diferentes.

Paráfrase: tem-se um mesmo conteúdo semântico apresentado sobre formas estruturais diferentes.

Recorrência de recursos fonológicos segmentais e suprassegmentais: tem a existência no interior do enunciado, igualdade de metro, ritmo e rima, assonâncias, aliterações, etc.

Recorrência de termo e aspecto verbal: na produção textual, de um mesmo tempo verbal pode indicar ao leitor se a sequência deve ser interpretada como comentário ou como relato, quando a perspectiva é retrospectiva, prospectiva ou zero ou se o segmento em que ocorre, pertence ao primeiro ou segundo plano no relato.

Sequenciação sem recorrências: estabelecimento de relações semânticas ou pragmáticas entre segmentos maiores ou menores do texto, a ordenação e articulação de sequências textuais.

Procedimentos de manutenção temática: a manutenção do tema do texto, um dos requisitos indispensáveis da coerência, é garantida muitas vezes pelo uso de termos pertencentes a um mesmo campo lexical.

Progressão temática: a organização e hierarquização das unidades semânticas do texto concretiza-se através de dois blocos comunicativos que são denominados tema, que é o tópico e rema como comentário.

Encadeamento: são inter-relacionamentos de enunciados sucessivos, com ou sem elementos explícitos de ligação.

Encadeamento por justaposição: onde ocorre duas ou mais frases sucessivas que se completam sem o uso de articulador.

Encadeamento por conexão: ocorre com o uso de conectores de diversos tipos, como conjunções, locuções conjuntivas, prepositivas e adverbiais com função de interconectar enunciados.

Progressão/continuidade tópica: durante uma interação face a face, os parceiros tem sua atenção centrada em um ou vários assuntos, tais assuntos são, de certa forma, delimitáveis no texto conversacional embora muitas vezes passe de um assunto para outro ao final de uma conversa. A progressão tópica pode ser feita de maneira contínua e descontínua, ou seja, após o fechamento de uma sequência tópica, há continuidade, quando o tópico em andamento é mantido, ou então, quando ocorre uma ligeira mudança tópica. A progressão tópica de um texto realiza-se, portanto, pelo encadeamento dos tópicos nos diversos níveis de organização tópica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com