TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da teoria da burocracia na perspectiva de Hannah Arendt

Pesquisas Acadêmicas: Análise da teoria da burocracia na perspectiva de Hannah Arendt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior: Tecnologia em Gestão Pública

POLO: TANGARÁ DA SERRA (MT)

DISCIPLINA: Administração Pública

Edilaine de Souza Lacerda da Silva RA: 430274

Eliseu Oliveira Delabenetti RA: 7981717417

Jurandi Ferreira dos Santos RA: 7986738011

Larissa Bernardes Viana RA: 422621

Marcio José Netto RA: 8137744873

Wesley Marques Santana RA: 414671

Elaboração de Artigo acadêmico

Profª : Msc. Mônica Satolani

Tangará da Serra/MT

Abril 2014.

Introdução

O presente trabalho apresenta a análise da Teoria da Burocracia a partir da visão de Hannah Arendt que criou a Teoria do Dente de Engrenagem a fim de refletirmos sobre um sistema burocrático que apenas descarta as pessoas em detrimento de suas normas e regras.

Além disso, abordamos sobre o perfil do agente público e suas capacitações, bem como a questão da Burocracia vista com uma forte conotação negativa, principalmente no âmbito da administração pública.

Por fim, levando em consideração todas as teorias abordadas, apresentam-se dois modelos de gestão pública bem-sucedidos, uma no Brasil e a outra no âmbito mundial.

Etapa 1

O que é um burocrata atual e qual sua visão de mundo.

Entende-se que o Burocrata atual, compreende o exercício de sua função como atividade principal, pois depende disso para sua sobrevivência, o que determina seu aprisionamento na máquina burocrática. Sendo assim, ele não consegue ter uma visão de mundo.

Ao analisarmos o artigo cara e coroa, percebemos que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático e que o artigo busca esclarecer a Teoria da Burocracia nas organizações, uma reflexão sobre as vantagens e diferenças entre as disfunções do mau uso da burocracia.

O sociólogo Max Weber preocupado em compreender a organização, desenvolveu a Teoria da Burocracia no período de transição entre os séculos XIX e XX. No contexto histórico, onde houve muitas mudanças como o fim da revolução industrial, a chegada da máquina a vapor, as produções em série, em grande escala, começa um redesenho nas estruturas organizacionais.

A Teoria da Burocracia vista através da administração, busca transformar as organizações em um sistema, impessoal, formal e racional para que assim atinja a máxima eficiência.

A Teoria da Burocracia surgiu na década de 40 e dentro da teoria geral da administração, havia a Teoria Clássica que lutava com a das relações humanas entre si pela conquista de espaço, pois já apresentavam sinais de obsolescência para sua época, afirma Chiavenato.

Para Chiavenato (1993), a Teoria da Burocracia, veio para melhorar alguns aspectos das teorias anteriores, dentre eles a fragilidade e a parcialidade legadas pela teoria clássica e a das relações humanas, pois no geral elas não possuíam visão global, integrada e envolvente dos problemas das organizações. Com isso, passou-se a exigir sistemas eficazes, já que haviam sido esquecidos.

Quando o artigo fala de cara e coroa, está apresentando duas visões, pois Chiavenato, afirma que a burocracia é visualizada como uma empresa ou organização, onde o papelório se multiplica impedindo as soluções rápidas ou eficientes. Já para Weber, este conceito está equivocado, pois o verdadeiro sentindo da burocracia é a organização eficiente por excelência, no qual o indivíduo procura oferecer respostas às suas necessidades, desde que haja entendimento a cerca de suas características.

Etapa 2

TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM

Segundo Hannah Arendt argumenta que existem três atividades relacionadas à vida do homem, o “labor” que é o processo interminável de manutenção do próprio corpo para atender suas necessidades biológicas; a “fabricação” que é o mundo criado pelo homem para dar certa durabilidade à vida morta, como ocorre na produção de uma obra de arte a ser legada para a posterioridade; e por fim a ”ação” que é a única atividade exercida pelo homem, sem mediações da matéria.

Na visão de Marx Weber o burocrata profissional está preso à sua atividade por toda sua existência material e ideal. Na grande maioria dos casos, ele é apenas uma engrenagem num mecanismo sempre em movimento, que lhe determina um caminho fixo.

Seguindo na linha dessa visão de Weber, Hannah Arendt criou o “a Teoria do Dente de Engrenagem”, em que cada pessoa deve ser descartável sem mudar o sistema, já que a Burocracia diz que a responsabilidade é do cargo e não da pessoa, pois quando existem as ações e omissões a falha é do sistema burocrático.

Etapa 3

PERFIL DO AGENTE PÚBLICO E SUAS CAPACITAÇÕES

Segundo Weber, as principais características de um aparato burocrático moderno são: funcionários que ocupam cargos burocráticos que são considerados servidores públicos; funcionários que são contratados em virtude de competência técnica e qualificações específicas; funcionários que cumprem tarefas que são determinadas por normas e regulamentos escritos; remuneração baseada em salários; funcionários sujeitos às regras hierárquicas e códigos disciplinares que estabelecem relações de autoridade.

Na década de 80 despontou-se uma crise de governabilidade frente à prestação ineficiente dos serviços públicos e do déficit de legitimidade dos governos perante aos cidadãos, passou então a ser exigido um melhor desempenho do aparato público estatal em sua atuação. A legislação contribui muito nos processos de admissão através de concursos de servidores públicos, pois em determinados momentos, havia irregularidades nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com