TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles E Platão

Ensaios: Aristóteles E Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BATISTA BRASILEIRA

Curso : Direito/1º semestre Disciplina: Filosofia

Professora: Valnizia da Mata

O trabalho apresentado examina brevemente a o que existe de comum, semelhanças, conceitos principais, finalidade da ética e princípios fundamentais nas éticas de Platão e Aristóteles tendo como ponto de partida o bem humano como principio fundamental de uma ética eudaimonista que privilegia uma abordagem mais empirista ou descritiva do discurso moral.

Palavra-chave: ética, eudamoimonia, virtude.

Comecemos por recordar alguns dados.

Aristóteles nasceu em Estagira, 384 A.C. e vem a falecer em Cálcis, no ano de 322 A.C. Filho de Nicómano, médico de Amintas II, rei da Macedônia, Aristóteles seria preceptor do neto deste, Alexandre Magno ou Alexandre o Grande. Discípulo e amigo de Platão a quem se diz teria abandonado por amor da verdade (amicus Plato sed magis amica veritas), fundou o Liceu em que dava lições e passeava.

Platão nasceu em Atenas, por volta de 427/28, foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles. O nome pelo qual ficou conhecido era possivelmente um apelido, aparentemente ele se chamava Arístocles. A juventude de Platão acontece em meio a agitações políticas e a desordens devido à Guerra do Peloponeso, a instabilidade política reina na cidade de Atenas que é tomada pela Oligarquia dos Quatrocentos e assim submete-se ao governo dos Trinta Tiranos.

1 - CONCEITOS

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética ,VJé derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente, é o estudo da ação (práxis). Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” como a ciência, ou a lógica e do estudo sobre o “valor” seja ele artístico, moral, ou científico, o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. A ética está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo. A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

A ética como um todo analisa o comportamento humano frente a um fim determinado. Platão e Aristóteles determinam o fim da práxis humana, na concepção do primeiro é o bem, já para o segundo é a felicidade.

A ética platônica, como já foi apresentada, tem por finalidade levar o sujeito ao sumo bem, para que isto aconteça é necessário que o indivíduo despreze os prazeres corporais e abrace as virtudes próprias da alma humana. Os bens materiais devem ser trocados pelo bem por excelência, para isto é necessário que o indivíduo tenha dentro de si a justa proporção entre os elementos diversos que atuam em si mesmo.

A ética aristotélica, embora tenha sua fonte na concepção do mestre, contudo seu fim consiste em atingir a felicidade. Para isto é necessário que o sujeito estabeleça um meio termo entre os excessos que lhe afligem. Por exemplo, a contemplação, o prazer e a política são vias de acesso do homem à felicidade desde que sejam em moderação. O cultivo das virtudes, assim como para Platão, também é fundamental na concepção aristotélica para que o homem atinja a felicidade que consiste em ter uma vida “perfeita”.

2 – PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

A ética como um todo analisa o comportamento humano frente a um fim

determinado. Platao e Aristoteles determinavam o fim da praxis humana,

na concepção do primeiro é o bem, já para o segundo é a felicidade.

Para Platao, a alma humana (assim como as cidades) tem três partes: A

parte racional (que busca o conhecimento) , a parte irascivel ( no

geral se produzem as emoções e que provocam o desejo de mandar) e a

apetitiva ( que busca o prazer das sensações).

Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob a

influencia da parte racional a alma. Em outras partes, a ação boa,

justa, correta é consequência do uso da razão.

Já para Aristoteles são também três princípios: Teórico, prático e

produtivo, conforme o objeto corresponde a cada um.

A ética é uma

ciência separada, mas apenas como um " Estudo do caráter " de " Nossas

discussões sobre o carácter " ( Aristoteles, política, 1261 a 31 ). Aristoteles não aceita como princípios de sua ética aquele que é mais

bem reputado, ao contrário, ele sempre os revê e frequentemente

argumenta contráriamente a eles, formulando assim novos princípios com

base em sua metafísica, biologia ou psicologia.

Aristoteles aceita de muitos a visão de que o fim é a felicidade. ( eudomania)

por quanto, Platão e Aristóteles embora

tenham concepções distintas da finalidade da práxis

humana, porem os meios para atingi-la são

semelhantes.

3 – FINALIDADE DA ÉTICA

A ética platônica tem como finalidade conduzir o homem á prática do bem. O bem na concepção platônica é que a vida do homem não deve ser fundada no prazer, ele ensina á desprezar os prazeres , as riquezas, as coisas materiais e as honras em vista da prática das virtudes para uma existência voltada para o bem que permita o engrandecimento da alma.

A ética aristotélica tem como finalidade o bem supremo do homem: a felicidade. Aristóteles acrescentará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com