TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte

Monografias: Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

•Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas 1 Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho, considerando o contexto brasileiro e, mais especificamente, a região em que se vive.

As mudanças que vem ocorrendo transformou o mercado de trabalho, profissões que antes existiam hoje já não existem mais, o Brasil vem crescendo economicamente e com isto é exigida a tecnologia e a sustentabilidade, o crescimento em termo de instruções, pessoas são induzidas a se instruir para terem melhor colocação no mercado de trabalho. Na região em que vivemos (Analândia, Leme, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras entre outros municípios das proximidades), antes onde o café, laranja, algodão predominavam, hoje em dia perderam posto para as usinas de cana de açúcar e industrias no ramo de cerâmicas, metalúrgicas entre outras, e com isso portas são fechadas para aqueles com pouca instrução, pessoas com capacidades, mas que estão acomodadas ficam para trás no mercado de trabalho. A transformação é espetacular, a informação passou a ser matéria prima, pessoas precisam estar em constante aprendizado para poder acompanhar as modificações existentes no seu dia-a-dia, como por exemplo, a informatização.

2 Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje.

Os estágios hoje vêm auxiliando no aprendizado e em termos econômicos, as próprias universidades, estão preocupadas em direcionar os universitários para o mercado de trabalho com palestras, aulas a respeito do tema e grupos de estudos. A modernização das indústrias fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual que braçal, e ao trabalhador foi exigido buscar novos conhecimentos que pudessem trazê-lo de volta ao mercado e enfrentar relações de trabalho mais autônomas. O emprego formal (carteira assinada, benefícios legais etc.) passa a ser substituído por trabalho (relação demanda e oferta, ganhos imprevisíveis, horários flexíveis,...

3 Quais são os principais desafios que se apresentam aos profissionais recém-formados no futuro, para que possam atuar profissionalmente.

Nota-se que nos dias atuais o mercado de trabalho, está cada vez mais acirrado e concorrido, exigindo ainda mais de seus profissionais, que a cada dia encontram novos desafios na formação de sua carreira. Com isso não basta apenas formação acadêmica, sendo então necessária a procura de novas ferramentas, a fim de vencer tais desafios.

Jovens recém-formados estão cada vez mais comuns. Muitos deles atuam em áreas de alta responsabilidade, com cargos de valor, onde se encontram enquadrados em meio a novos desafios que precisam vencer a cada dia.

A primeiro momento, um grande desafio observado é a falta de experiência prática, pois ao findar sua graduação, o profissional se encontra com fartos conhecimentos teóricos sobre o ambiente profissional, porém não sabendo como colocar em prática tais conhecimentos, e com isso passam a ter dificuldade com a desenvoltura prática no meio corporativo.

A adaptação também pode ser posta como um desafio ao profissional recém-formado, pois em seu dia-a-dia ele terá que lidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com