TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Da Guera

Dissertações: Arte Da Guera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

A arte da Guerra nas Empresas!

O chines SUN TZU, que viveu no século IV A.C e comandou e venceu grandes batalhas, nos ensina como as técnicas de guerra podem nos auxiliar no dia a dia empresarial. Os ensinamentos de SUN, embora sejam de uma outra cultura e de uma época em que empresas basicamente não existiam, nos mostram que as técnicas de guerras podem sim ser utilizadas em nosso dia a dia. E, se bem utilizadas podem nos levar à vitória.

De acordo com SUN TZU, o sucesso ou o fracasso de uma guerra depende de 4 fatores básicos:

01-Doutrina: Em uma guerra, comandante e comandados devem ter os mesmos objetivos. Assim também é na empresa. Lideres, e liderados devem comungar os mesmos objetivos e valores. De nada adianta, a empresa ter um objetivo e não ter pessoas que estejam dispostas a contribuir para a realização do mesmo. É este objetivo comum que mantem empresas e pessoas na mesma sintonia, e na mesma guerra.

02-Espaço: É conhecer o local onde sua empresa está. É saber que no ambiente onde você está existem ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos.É saber usar a maré a favor da empresa e, amenizar os pontos fracos. Saber o que pode permanecer e o que não pode.É reagir às intempéries do ambiente, que sendo globalizado exige ainda mais de sua equipe. Na guerra das empresas, a guerra deixa de ser local ou regional para ser global. E, isso exige conhecimento e atitudes.

03-Liderança Capaz: Um comandante pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma guerra. Assim também um líder pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Saber comandar é uma arte. E, uma arte que pode ser treinada.Um lider que não sabe chamar atenção ou elogiar no momento certo, pode desestruturar toda uma equipe. Saber motivar é fundamental para que se ganhe a guerra. Um lider que perde o controle sobre seus liderados, perde a guerra. O lider tem que saber se impor no momento certo e, definir as regras para a equipe. Sem liderança , não há vitória. Portanto, ao entrar para a guerra empresarial, busque um lider eficaz.

04-O tempo: É preciso saber o momento certo de lançar, de atacar o inimigo. No mundo empresarial, é preciso saber o momento certo de atacar ou recuar. O domínio do fator tempo é fundamental para driblar a concorrência e,vencer a guerra.

E, em cima destes 4 pilares devemos primeiramente travar uma primeira batalha importantíssima para qualquer empresa: A batalha contra nós mesmos.Pois muitas vezes o que nos impede de ganhar uma guerra empresarial somos nós mesmos, com nossa falta de humildade, falta de preparo e, sobretudo falta de estratégia.Ao iniciarmos uma guerra contra nós mesmos, estaremos nos dando uma oportunidade de nos conhecermos e, também quais são nossas limitações. Nos conhecendo, saberemos como superá-las.

E, finalizando: Conhecendo a ti mesmo e a teu inimigo ( a sua empresa e, o seu concorrente) , a tua vitória jamais correrá risco. Se conhecer o lugar e o tempo ( onde está a sua empresa e, o tempo certo de agir) a tua vitória será total.Portanto : conhecimento é tudo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com