TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bibliotecas Populares

Por:   •  9/2/2021  •  Relatório de pesquisa  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese Igor

        É evidente o papel social que as Universidades públicas desempenham na sociedade, sobretudo devido a sua tríplice função ensino-pesquisa-extensão. Entretanto, a forma como a extensão (foco de nossa problematização) é concebida,incide diretamente nos processos e resultados desenvolvidos pelos projetos de pesquisadores e grupos de pesquisa. Diante disso, é possível que determinados projetos, mesmo que bem intencionados, contribuam para a perpetuação de uma estrutura desigual e opressora. A extensão universitária não deve ser resumida em simplesmente “compartilhar o conhecimento produzido nas universidades com a sociedade, levando projetos e saberes científicos até a comunidade”, pois esta seria uma concepção equivocada do ponto de vista gnosiológico.

         Diante disso, é fundamental a compreensão-apreensão das contribuições de Paulo Freire no campo da educação popular, dos trabalhos educativos com camponeses e sua análise semântica do termo extensão. A apropriação deste assunto deve ser acompanhada de um contínuo processo de problematização e conscientização por parte dos pesquisadores, principalmente se o público trabalhado pertença e viva uma outra realidade, que não aquela a do pesquisador. É necessário exercitar a consciência do saber pouco, a fim de se preparar para saber mais (FREIRE, 1969).

        É nesse sentido que muitas atividades internas do GeoAgrária caminham na tentativa de construção de uma concepção de extensão pautada na intercomunicação e interconscientização. Estes esforços – que são possíveis devido ao grupo de estudos e ao projeto de extensão -, são indispensáveis para o reconhecimento de que nós, estudantes, metropolitanos e urbanos, não estamos isentos de condicionamentos socioculturais. Dado este passo da conscientização pessoal¹[a], o próximo caminho seria o de refletir sobre os condicionamentos socioculturais dos camponeses.

        Neste aspecto, é natural que os graduandos entrem em conflito. Afinal, como criar um referencial do mundo mágico do camponês, tendo pouco ou nenhum contato com a vida no campo? Como acompanhar Paulo Freire na concepção educativa que gira em torno da problematização do homem-mundo, limitando o “mundo” ao, no máximo, o município vizinho? Diante dessas questões, utiliza-se outras ferramentas essenciais na formação do geógrafo pesquisador: os trabalhos de campo e o estágio interdisciplinar de vivência.

        Buscando essa aproximação do pesquisador urbano com o mundo sociocultural (ou mágico) dos camponeses, inúmeras visitas são feitas aos assentamentos e comunidades parceiras. Embora haja esforços de não estar exercendo, mesmo inconscientemente, a criticada prática extensionista de Paulo Freire, ainda sim pode ocorrer alguma fala ou ação antidialógica.Por isso, é importante que se busque refletir em torno dos signos, a fim de se diminuir a distancia entre a expressão significativa do técnico e a percepção pelos camponeses em torno do significado (FREIRE, 1969, p.68).

        Outro aspecto que precisa ser necessariamente trabalhado, refletido e problematizado, diz respeito a relação entre pesquisadores e sujeitos. Neste ponto, temos incorporado recentemente as contribuições de Orlando Fals Borda, revendo a relação sujeito-objeto e teoria-pratica. Visando a organização dos assentados, no despertar da forma crítica de atuar na transformação da sua realidade, o projeto intitulado “Bibliotecas populares em assentamentos rurais do Rio de Janeiro” tem em comum nos seus objetivos a centralidade e protagonismo dos sujeitos do campo na tomada das suas próprias decisões. Portanto, não há a intencionalidade em estender um conhecimento exterior, ou substituir uma forma de conhecimento por outra. Como aponta (BRINGEL e MALDONADO, 2016, p. 400) em uma visão dialógica e de totalidade os saberes e conhecimentos populares são contrastados e conectados ao conhecimento científico-acadêmico através de uma série de dispositivos metodológicos dialógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com