TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Sociais Objeto De Trabalho Para O Serviço Social

Trabalho Escolar: As Questões Sociais Objeto De Trabalho Para O Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Contraditoriamente com a grande expansão econômica, tecnológica, política e educacional, há uma enorme expressão das desigualdades e problemáticas sociais, quando os ricos e poderosos retém cada vez mais o poder de compra e de decisão em nome de todos, e a massa cada vez mais palperisada e é crescente o índice de excluídos da sociedade.

Segundo DANIEL0A SIKORSKI:

A questão social (e suas múltiplas expressões tais como a fome, o desemprego, a doença, etc.) é a base da fundação do serviço social como especialização do trabalho. Ela é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista moderna, que tem como raiz comum a produção social cada vez mais coletiva e a apropriação dos seus frutos mantêm-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

As bases da produção da riqueza na sociedade capitalista fazem crescer a distância entre a concentração/acumulação de capital e a produção crescente da miséria, da pauperização que atinge a maioria da população nos vários países, inclusive naqueles considerados "primeiro mundo".

2 ENTREVISTADO N° 1

• Nome: Antonio Ribeiro Tambellini

• Grau de parentesco: marido

• Idade: 32 anos

• Profissão: supervisor de vendas

Questão 1: O que você entende por Questão Social?

Os políticos devem olhar para as necessidades da população e fazer algo que realmente as ajude a amenizá-las.

Questão 2: Em sua opinião, qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles? Dê alguns exemplos.

O egoísmo, pois cada um olha pro seu próprio umbigo, a falta de respeito pelo próximo, pois ninguém respeita mais ninguém, são algumas das causas de termos hoje tantos problemas sociais. Ex.

– Educação: há um elevado índice de analfabetismo;

--Saúde: falta capacitação e dedicação para executar o serviço, proposto aos profissionais desta área, com zelo e cortesia aos necessitados.

Questão 3: Para você, o que gera tanta desigualdade no país?

A globalização, má distribuição de renda, falta de estrutura familiar (onde os pais precisam ficar o dia todo fora de casa para trabalhar a fim de ganhar o sustento da família, deixando os filhos com babás e em muitos casos deixam os filhos mais velhos cuidando dos mais novos, sem qual quer acompanhamento de adultos), e a desonestidade dos políticos.

.

3 ENTREVISTADO N° 2

• Nome: Manoel Henrique

• Grau de parentesco: amigo

• Idade: 22 anos

• Profissão: Suporte técnico de informática.

Questão 1: O que você entende por Questão Social?

É abordar fatos da sociedade, o que se pode melhorar, e as mudanças para uma melhor qualidade de vida.

Questão 2: Em sua opinião, qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles? Dê alguns exemplos?

Falta de oportunidades, desigualdades econômica e preconceito racial.

Questão 3: Para você, o que gera tanta desigualdade no país?

Falta de oportunidades, falta de qualificação profissional e de educação.

4 ANÁLISE DA PESQUISA

Através da pesquisa realizada pude notar que ainda há muito que se alertar e acordar as pessoas para a importância de se conhecer e se entender como sujeito social e político e, levar o indivíduo a compreender e inculcar em suas mentes o valor de cada um exercer sua cidadania.

Na segunda entrevista que fiz ao meu amigo, comentei a ele:

-- Você respondeu com muita precisão e objetividade!

-- Eu não gosto muito de falar sobre esse assunto! E no mais, pra que ficar rodeando? Se a resposta vai chegar ao mesmo lugar?

Nos "anos rebeldes" os jovens estudantes tinham o interesse de se manifestar contra a repressão, ainda que isso custasse suas próprias vidas. Hoje, parece que há certa acomodação da sociedade e dos estudantes especificamente, que outrora unidos e conscientes em busca de conquistar suas reivindicações, cujas manifestações tiveram um grande peso nas mudanças históricas da sociedade brasileira (contribuíram para as diretas já, para o impitiman do presidente Collor de Melo dentre outras), Estes não se envergam, ou não tem a disposição de dedicarem tempo e esforço, como peças de valor nas lutas contra os problemas sociais, políticos e econômicos.

Para isso é de suma importância que ainda no período escolar seja proposta uma base interdisciplinar e curricular pautada na tomada de consciência crítica e reflexiva acerca das questões sociais.

As faculdades devem ter o objetivo não só de formar e qualificar os melhores profissionais para o mercado de trabalho competitivo, mas também o de incentivar e acordar os alunos para a importância de "descruzar os braços", e começar a fazer algo para que possa se tornar possível à transformação da realidade da sociedade brasileira.

É preciso que o corpo docente proponha palestras, projetos, feiras, seminários, flexão no currículo escolar modernizando e trazendo a realidade para dentro das salas de aula e, até, intercâmbios entre alunos de realidade social diferentes, a fim de que eles interajam e conheçam a realidade dos mais pobres, e vice e versa.

Desta forma, conhecendo e sentindo na pele como é a realidade do outro, suas condições de vida, suas necessidades mais urgentes, suas deficiências, superações, conquistas, etc., será possível a conscientização da luta pelos direitos e dignidade do homem. Por meio dessa troca de experiências criará um sentimento de justiça, desejo de libertação e vontade, mas não somente a vontade é fundamental, mas a iniciativa, ainda que tímida, para arregaçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com