TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais características da Sociedade Internacional Moderna

Artigo: As principais características da Sociedade Internacional Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociedade Internacional é mais uma etapa do processo evolutivo do cenário internacional. Tal processo é dinâmico, continua em permanente evolução. Mas o que diferencia a Sociedade Internacional da Sociedade Internacional Contemporânea que vivenciamos atualmente?

Vamos abordar aqui as 3 principais características da Sociedade Internacional Contemporânea que a diferencia da sociedade que a precedeu. São elas: a universalização ou mundialização; os novos atores internacionais e a anarquia no cenário internacional.

A universalização é caracterizada por um cenário internacional caminhando para a unidade, marcado pela eliminação das fronteiras. Um bom exemplo para essa tendência são os blocos econômicos (Mercosul, União Europeia).

Os novos atores internacionais representam uma nova ordem mundial, na qual não existem apenas sujeitos internacionais, dotados de personalidade jurídica internacional; mas também pessoas que apresentam papel de destaque no cenário internacional. Exemplo: ex-chefes de estado, grupos terroristas.

A anarquia no cenário internacional representa a atual estrutura harmônica, em que os Estados são soberanos e independentes. A atual sociedade é anárquica, ou seja, marcada pela ausência de um poder central que dite as regras, oriente e subordine os Estados.

As Organizações Não Internacionais - ONG'S - constituem um exemplo pertinente de novo ator internacional, ou seja, exercem grande influência no cenário internacional atual.

Recentemente, a WWF - Brasil (ONG que tem como característica atuar de maneira local/global e promover diálogos com todos os envolvidos em questões ambientais), promoveu uma campanha chamada "Veta, Dilma!". Tal campanha desafia a presidente Dilma Roussef a vetar a alteração do Código Florestal, alegando que durante a campanha presidencial, a então candidata se comprometeu a vetar qualquer iniciativa que visasse beneficiar o desmatamento ilegal ou promover mais destruição de florestas.

De acordo com a WWF - Brasil, a nova lei proposta pelo Congresso resultará na destruição de grande parte da riqueza natural brasileira, ao reduzir áreas de conservação; e ainda garantir a anistia para quem desmatou ilegalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com