TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As questões socais de ontem e hoje

Artigo: As questões socais de ontem e hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

AS QUESTÕES SOCAIS DE ONTEM E HOJE

Após a leitura de vários textos indicados por esta Instituição de Ensino e assistir o filme “Tempos Modernos”, foi possível entendermos que em tudo se aborda a questão social.

Iniciou-se no final do século XIX, devido às transformações econômicas, sociais e politicas a Revolução Industrial que trouxe modernidade, mas a sociedade e a classe trabalhadora não estavam preparadas e capacitadas profissionalmente para tal mudança, ou seja, o desenvolvimento e a pobreza cresciam nas mesmas proporções. A classe dominante queria cada vez mais escravizar e alienar os subalternos. Foi brusca a substituição da força braçal e artesanal, pelas grandes máquinas de produções em massa, onde era do interesse dos empresariados obter lucros cada vez maiores em pouco espaço de tempo, gerando assim um agravo para época: A exploração trabalhista e exaustão dos proletariados.

Como consequência da exploração trabalhista, começou-se a surgir às revoltas por parte dos trabalhadores, ou seja, as manifestações de greve eram constantes, quando estas eram repreendidas com violência e força policial. Homens eram punidos de forma severa por quererem reivindicar seus direitos, como foi o caso do personagem de Charles Chaplin, o qual foi confundido com um líder da manifestação e foi preso como comunista, quando este acabara de receber alta de um hospital psiquiátrico por estar exausto de sua jornada de trabalho. Outra realidade abordada foi o desemprego, onde gerou revolta na sociedade. Pais sem ter como sustentar seus lares, desencadeou uma série de furtos para obter-se comida. Crianças e adolescentes eram abandonados e criados pelas ruas, sem educação, saúde e principalmente sem estrutura familiar. Como em muitos casos era notório que um meio estável de garantir a vida era estar na cadeia, pois ali teriam moradia e alimentação gratuitamente e comodidade todos os dias, correndo até o risco de envolvimento com tráfico e violências diversas. O preconceito social foi bem abordado, quando no filme mostra a visita de um Pastor na cadeia junto com sua esposa, onde esta sentou ao lado do operário e achando-se superior, ignora a presença do rapaz (Charles Chaplin) dando mais importância ao seu cachorro do que um ser humano.

A promessa de melhorias com a industrialização gerou interesse na área rural. O êxodo rural foi outro agravo, pois, à medida que os camponeses iriam chegando com suas famílias na área urbana foram se amontoando em terrenos próximos as fábricas, dando-se início aos cortiços com condições precárias de moradias.

Reconhecemos que nos dias de hoje em nosso país não é diferente do século XIX, pois todos os problemas daquela época são comuns aos nossos dias de hoje, referente aos problemas trabalhistas, existem, porém, leis que garantem e defendem os direitos dos trabalhadores, contando também com os Sindicatos Trabalhistas que fiscalizam os meios e condições de trabalho da sociedade, Legislação Trabalhistas, Institutos de Aposentadorias e pensões e a CLT.(?). É direito também de toda criança, a saúde e educação, contando também com o ECA (Estatuto da criança e do adolescente), onde este as protege.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com