TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As áreas naturais no contexto das sociedades

Pesquisas Acadêmicas: As áreas naturais no contexto das sociedades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.068 Palavras (29 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 29

Material de gestão e conservação do ambiente

AS ÁREAS NATURAIS NO CONTEXTO DAS SOCIEDADES

BIODIVERSIDADE

OS ESPAÇOS NATURAIS: TIPOS E PROCESSOS

USOS DOS ESPAÇOS NATURAIS

CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES E DE ÁREAS NATURAIS

GESTÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS

RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

CASOS PRÁTICOS DE GESTÃO E CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS NATURAIS

AS ÁREAS NATURAIS NO CONTEXTO DAS SOCIEDADES

A título de introdução, analisa-se cronologicamente a relação homem-natureza, incidindo-se sobre os fatores socioeconômicos que influenciam a gestão do meio natural. São identificadas as principais entidades com fins conservacionistas, os convênios, os tratados e as políticas empregadas na atualidade visando a proteção da natureza.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA

A pré-história. Idade Antiga. Idade Média. A grande ruptura. Os séculos XIX e XX. O capitalismo. A situação atual. Perspectivas de futuro.

ECONOMIA E NATUREZA

Teorias econômicas para um modelo de gestão da natureza. Novas tendências no pensamento econômico. Distanciamento e globalização econômica. A co-evolução das grandes sociedades modernas.

IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO MUNDO

Entidades internacionais com fins conservacionistas. Entidades européias com fins conservacionistas. Entidades americanas com fins conservacionistas. Convênios, tratados e políticas de alcance internacional para a proteção da natureza. Convênios e tratados de alcance europeu para a proteção da natureza. Convênios, tratados e políticas de alcance americano para a proteção da natureza.

SUBIR

BIODIVERSIDADE

A biodiversidade é uma ferramenta imprescindível à gestão de um espaço natural: por isso, é necessário explicar o que é biodiversidade, qual sua importância em um sistema natural, que ferramentas existem para quantificá-la e, finalmente, saber interpretar o significado das mudanças ocorridas.

CONCEITO DE BIODIVERSIDADE

Introdução. Definição de biodiversidade. Diversidade e biodiversidade: dois conceitos não equivalentes. Importância da biodiversidade. O valor da biodiversidade. A diversidade cultural.

NÍVEIS DE BIODIVERSIDADE

Introdução: perspectivas de enfoque da biodiversidade, classificação da biodiversidade de acordo com a estrutura, composição, funcionalidade. Diversidade Genética: o material hereditário, a natureza da mudança (mutação e recombinação), deriva genética vs seleção natural (processos de especiação), a perda de variabilidade genética, as limitações da genética em conservação. Diversidade de Espécies: o conceito de espécie e de população, tipo de espécies (dos endemismos às espécies exóticas), extinção e especiação, quantidade de espécies e sua distribuição no mundo, os limites à diversidade de espécies (limites da evolução e limites ecológicos). Riqueza de Ecossistemas e Biomas: tipos de ecossistemas e de biomas, diversidade de ecossistemas no mundo (superfície e distribuição).

INDICADORES DAS MUDANÇAS NA BIODIVERSIDADE

Indicadores genéticos: diversidade alélica, presença/ausência de alelos pouco comuns, heterozigosidade, polimorfismo fenotípico, nível de intercâmbio genético entre populações, etc. Indicadores de população-espécie: abundância absoluta e relativa, distribuição e dispersão de espécies, crescimento de população e níveis de flutuação de espécies de especial interesse, fertilidade, fecundidade, sobrevivência, etc. Indicadores de comunidade-ecossistema: identidade, abundância relativa, riqueza, freqüência de distribuição por faixas de idades, porcentagem de espécies exóticas com relação às nativas, etc. Indicadores de paisagem: identidade, distribuição, riqueza e proporções em uma porção do território ao longo da paisagem, porcentagem de território suscetível ao efeito de borda, indicadores de perturbação, etc.

O FUTURO DA BIODIVERSIDADE

A catalogação da biodiversidade mundial: critérios de levantamento. O estudo dos Pontos Quentes de diversidade (Hot Spots). O Programa de Avaliação Rápida (RAP). O Sistema BIOTROP (Programa Biológico de Diversidade Neotropical). O modelo de Wilson. O enfoque do WWF.

SUBIR

OS ESPAÇOS NATURAIS: TIPOS E PROCESSOS

A utilidade e a importância do estabelecimento de uma classificação de espaços naturais são inegáveis pois implicam que se conheçam as grandes semelhanças na Terra em detriimento das pequenas diferenças. Desta forma, são estabelecidos critérios para identificação dos aspectos coincidentes entre estas áreas naturais, permitindo a classificação. Abordam-se também os processos ecológicos que ocorrem na natureza, e que se têm revelado essenciais à preservação da diversidade biológica e da conservação dos espaços naturais.

TIPOS DE ESPAÇOS NATURAIS

Os biomas terrestres: florestas tropicais. Florestas pluviais subtropicais e temperadas. Florestas de coníferas da zona boreal. Florestas planicaducifólias de zonas temperadas e subpolares. Florestas e matas perenifólias esclerófilas. Desertos e semidesertos. Comunidades de tundras e desertos árticos desabitados. Pradarias tropicais e savanas. Sistemas mistos de montanha e planaltos. Os biomas aquáticos: áreas úmidas. Mangues. Recifes de coral. Os relevos cársticos.

PROCESSOS ECOLÓGICOS NOS ESPAÇOS NATURAIS

Processos em nível de população: estrutura genética da população. Interações entre indivíduos e meio ambiente. Processos em nível de comunidade: a natureza da comunidade. Índices de diversidade. O processo de sucessão e seus tipos. O conceito de clímax. Causas da sucessão. A concorrência, a predação e a perturbação na estrutura das comunidades: efeitos da concorrência. Efeitos da predação e da perturbação. Processos em nível de hábitat: introdução. Degradação e perda de hábitats. Contaminação. Obras e infra-estruturas. Desmatamento. Desertificação. Fragmentação de hábitats. O processo de fragmentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com