TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis

Dissertações: Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 7

Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis

Unopar – 1° Semestre

DESENVOLVIMENTO

2.1 CARTEIRA DE TRABALHO:

É o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador, é obrigatório para o exercício de qualquer emprego, ainda que em caráter temporário. Apresentada, a empresa tem o prazo improrrogável de 48 horas para efetuar as anotações relativas à data de admissão, remuneração e condições especiais, se houver, sendo facultada a adoção do sistema manual, mecânico ou eletrônico, além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado.

2.2 EXAME ADMISSIONAL:

Os exames médicos são obrigatórios na admissão, na demissão e periódicos, na admissão é requisito imprescindível, uma vez que através dele se verifica a capacidade física ou mental do empregado para o exercício da atividade. O exame admissional nada mais é do que um exame médico simples, porém obrigatório por lei, é solicitado pelas empresas antes de se realizar uma contratação de um novo funcionário com carteira assinada. Este exame é previsto por lei, que oficializa e torna obrigatório o exame médico pago pelo empregador. O exame admissional é realizado para que seja possível comprovar o bom estado mental e físico do novo funcionário para que o mesmo possa exercer a função que será destinado dentro da empresa. O exame deve ser realizado por um médico especializado em medicina do trabalho, pois é ele quem tem a capacidade de identificar possíveis doenças ocupacionais. O exame geralmente se inicia a partir do preenchimento de um questionário com varias perguntas sobre possíveis doenças ou licenças em empregos anteriores e também a existência de possíveis agentes nocivos que o trabalhador pode ter sido exposto em um antigo trabalho ou durante a vida.

2.3 REGISTRO DE EMPREGADO:

O empregado deve ser registrado logo no primeiro dia de trabalho, seja estagiário, ou experiência, por tempo determinado ou indeterminado. Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos funcionários, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo ministério do trabalho.

2.4 CONTRATOS DE TRABALHO:

O Contrato de Trabalho é bilateral, consensual, oneroso, comutativo e de trato sucessivo. O contrato de trabalho não é um pacto solene, pois independe de quaisquer formalidades.

O contrato de trabalho pode ser verbal ou escrito, quanto à sua duração, há contratos por prazo indeterminado e contratos por prazo determinado conforme a CLT, art. 443, a diferença entre ambos depende simplesmente de ver se na sua formação as partes ajustaram ou não o seu termo final, se houve o ajuste quanto ao termo final, o contrato será por prazo determinado porem com período definido de no prazo máximo de dois anos, a forma comum é o contrato por prazo indeterminado é um contrato normal, em que não existe período de vigência preestabelecido.

2.5 IMPORTÂNCIAS DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO:

Os documentos para admissão de empregados são de extrema importância o qual têm as seguintes finalidades:

 Formalizar a admissão;

 Identificar o empregado, tanto como pessoa física, como profissional qualificado para o desempenho das suas funções;

 Cumprir as obrigações trabalhistas da empresa frente ao Ministério do Trabalho e Emprego.

2.4 Demonstrações Contábeis:

São relatórios que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa, as demonstrações financeiras mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e as Demonstrações do Resultado do Exercício. As demonstrações contábeis fornecem informações sobre a posição patrimonial e de resultado em um período da empresa.

Balanço Patrimonial: é uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade em uma determinada data. É composto do ativo, passivo e patrimônio liquido.

Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E): tem como objetivo apresentar de forma vertical e resumida o resultado apurado, realizado num determinado período, normalmente, de 12 messes. Destina-se a evidenciar a formação de resultado liquido do exercício, onde das receitas subtraem-se as despesas e em seguida indica-se o resultado sendo lucro ou prejuízo.

2.5 A missão da empresa:

É quando uma empresa define o negócio em que vai atuar é importante que o gestor trace claramente a missão, ou seja, a razão de ser do negócio no qual está ou estará envolvido, a missão descreve seus propósitos e razão de existir, orienta todas as decisões e ações. É fundamental que todos os colaboradores percebam claramente, a qual a contribuição de suas atividades para alcançar a missão.

2.6 A visão empresarial:

É aquilo que a empresa pretende para o futuro, onde o empresário percebe as tendências de negócio, compra o que for suficiente, enfim é a análise antecipada de seu negócio.

2.7 Processo Administrativo:

O ato de administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais, para melhor alcançar os objetivos de maneira eficiente e eficaz.

Planejar: é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Podemos definir como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer o quê, como, quando e onde.

Organizar: é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades, é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério. É o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.

Dirigir: é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos. É o processo de direção, tende a envolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com