TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2

Ensaios: Atividade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

No livro Transformando Suor em Ouro , o técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardinho, mostra que comandar uma equipe nas quadras e nas organizações é tarefa semelhante. A partir de suas experiências, Bernardinho fornece um grupo de princípios e padrões de liderança que podem ser aplicados a qualquer tipo de equipe, desde um time de vôlei até um grupo de executivos. A inquietude do treinador está em uma pergunta clássica dos mais diversos grupos profissionais: como vencer os obstáculos, atingir o topo e, principalmente, manter esse topo. A partir disso, o autor desenvolver sua visão sobre a Roda da Excelência, um instrumento para gerenciar equipes e mantê-las sempre em seu melhor. (Fonte: EXCESUM, sinopse de livros em negócios)

No que diz respeito ao trabalho em equipe interdisciplinar, este pressupõe que: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

A diversidade de opiniões e características dos membros da equipe deve ser respeitada pelos demais membros.

Resposta Correta: a.

A diversidade de opiniões e características dos membros da equipe deve ser respeitada pelos demais membros.

Feedback da resposta: O que faz uma equipe funcionar é a capacidade de relacionamento, onde os membros participantes respeitam as diferenças uns dos outros. Um dos fatores que impede a equipe de atingir seus objetivos é a atitude pré-concebida, a concorrência, ou seja, as pessoas não ouvem umas às outras. As ideias são ignoradas ou rejeitadas e divergências não são tratadas com eficácia. As equipes, cada vez mais complexas, estão compostas pela multidisciplinaridade de conhecimentos e habilidades. A equipe interdisciplinar é integrada por pessoas de diferentes formações, integrando conhecimentos, tecnologias e práticas do seu campo profissional com outras áreas do conhecimento, na busca da eficiência e da eficácia do trabalho. Nessas condições, a equipe interdisciplinar aborda os problemas com uma visão integrada dos diversos campos do saber, procurando alcançar a solução global para os problemas.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

As mudanças estruturais de início dos anos 90 na economia brasileira, em especial, a abertura comercial promovida pelo governo Collor e ampliada pelo governo Cardoso, tomaram em cheio o setor industrial, rompendo com a política de substituição de importações, sustentáculo dos programas de desenvolvimento do país desde os anos 30. Esta experiência de adaptação competitiva ao mercado global deu início a processos generalizados de reestruturação produtiva dentro das empresas, lugar onde aquelas mudanças se concretizaram. Fechamento de fábricas, enxugamento de plantas, redução de hierarquias, terceirização, modernização tecnológica, redefinição organizacional dos processos produtivos, entre outros, sintetizaram as estratégias empresarias, como alternativas mesmo de sobrevivência, resultando num fenômeno de demissão em massa de dimensão jamais vivida na história da industrialização do país . (COSTA, 2003)

O movimento de encolhimento (menor oferta de emprego) e desaparecimento (substituição de certas profissões por máquinas ou computadores) de diversos mercados de trabalho têm se intensificado nas últimas duas décadas. Dentre os diferentes aspectos que este fenômeno pode ter, pode-se destacar: Assinale a alternativa INCORRETA

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Virtualização do mercado já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal.

Resposta Correta: e.

Virtualização do mercado já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal.

Feedback da resposta: Desaparecimento e encolhimento do mercado dizem respeito, respectivamente, à substituição de certas profissões por máquinas e computadores e menor oferta de empregos. Virtualização refere-se à tendência de transferência de diversos serviços para operações via internet (serviços bancários, representação comercial, etc.).

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de gestão de pessoas. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de GP e tivesse por intenção utilizar os meios digitais e tecnologias de rede (e-GP):

I. Proporia entrevistas de seleção por competências, disponibilizadas no portal da empresa, para garantir que as respostas dos candidatos não fossem decodificadas de forma inadequada.

II. Abriria um espaço no site da empresa para os colaboradores darem feedback sobre os programas da área de GP, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área bem como a oportunidade de darem sugestões.

III Usaria os meios digitais para comunicar e disponibilizar cursos para o aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos e competências dos colaboradores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta

Resposta Selecionada: d.

As afirmações II e III

Resposta Correta: d.

As afirmações II e III

Feedback da resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com