TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fórum Público E Privado

Monografias: Atividade Fórum Público E Privado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Destaque com pelo menos dois de seus colegas de fórum as diferenças entre o Estado liberal e o Neoliberal, identifique e faça uma análise destas formas de Estado presentes na realidade brasileira.Turmas separadas: EGPGP-E1/Assistência Social - TURMA 05

De acordo com Ricardo Corrêa Coelho, a grande diferença entre o Estado liberal e o Estado neoliberal é em relação a intervenção (ou não) do Estado na economia política do país. As idéias liberais tinham a proposta de que o Estado deixasse de intervir na economia para que o mercado se autorregulasse, o grande defensor desta idéia era Adam Smith, com a teoria da “mão invisível” (Coelho, 2009, p. 102).

Já para os neoliberais, doutrina surgida em 1938, conforme Paul Hugon, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a não-intervenção total seria um erro, pois o Estado deveria intervir em situações específicas e em determinadas esferas das relações econômicas, como o mercado de trabalho, mercado de capitais e mercado de bens e serviços (Coelho, 2009, p. 103).

Ainda de acordo com Coelho (2009, p. 78), esta idéia garantia autonomia ao campo econômico: “A ideia subjacente ao funcionamento do Estado liberal – e coerente com os princípios do liberalismo – era a de que o mercado seria uma instituição autorregulável, não necessitando da intervenção do Estado para funcionar bem, o que de certa forma garantia autonomia ao campo econômico em relação ao campo político.”

No Brasil, a partir dos anos 1980 o neoliberalismo começou a ser aplicado formando um mercado internacional de capitais, inovações tecnológicas, privatização de diversos setores, como por exemplo o da telefonia, o siderúrgico, petroquímico e elétrico, fazendo com que o Estado passasse de produtor destes serviços para o papel de agente regulador.

No entanto, os críticos ao governo neoliberal afirmam que a privatização das empresas estatais, que passaram a ser controladas pelo capital estrangeiro, aumentou a desnacionalização da economia e a sujeição política dos governos em condições de segurança e de soberania. Além disto o grande ponto negativo do neoliberalismo é o crescente aumento da desigualdade social através da concentração de rendas e desemprego no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com