TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Fixação

Por:   •  12/8/2016  •  Seminário  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

GAE260 – GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

DISCENTE: FERNANDA LETÍCIA SILVA ARAÚJO

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Identifique um serviço público de seu interesse. Procure fazer uma visita in loco e observe os seguintes aspectos:

  • A quantidade de serviço demandada pelos cidadãos é ofertada na mesma proporção?

R: O tipo de serviço escolhido foi o atendimento prestado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Lavras. Ao todo, são 17 UBS’s, que desenvolvem o Programa Saúde da Família (PSF), que agora mudou para Estratégia de Saúde da Família (ESF). Geralmente, os cidadãos só procuram as UBS’s quando ficam doentes, e, neste caso, a ESF funciona como se fosse apenas uma medida curativa.  Nas UBS’s, a demanda pelos serviços é maior que a oferta. Sendo assim, os agentes de saúde fazem uma seleção e dão preferência àqueles que possuem diabetes e/ou hipertensão.

  • Existe algum tipo de controle relativo ao serviço prestado, como por exemplo:
  • Número de atendimentos realizados?

R: Não, pois este número depende de cada especialidade médica.

  • Tempo gasto em cada atendimento?

R: Como dito anteriormente, o tempo decorrido em cada atendimento depende da especialidade médica. Mas, faz-se uma estimativa de 30 a 60 minutos.

  • Tipos de atendimentos realizados?

R: Preventivo (atenção à saúde da mulher e da criança); atendimento oftalmológico; odontológico; nutricional; médico (clínico geral) e vacinação.

  • Existe formação de fila?

R: Sim.

  • Como a fila está organizada? Única, múltipla ou em senha? O sistema utilizado é adequado? Justifique a sua resposta.

R: Depende da UBS, em algumas, há fornecimento de senhas, em outras, há formação de fila única. Tanto o método de distribuição de senhas quanto a formação de fila única não são adequados, uma vez que, às vezes, o cidadão não tem como chegar cedo e o número de senhas é limitado. Já a questão da formação de fila única, na maioria das vezes, ocorre em detrimento de atrasos nas consultas, uma vez que é feito o agendamento.

  • Em quais momentos existe a formação de filas?

R: A formação de filas ocorre de maneira momentânea, ou seja, de acordo com a necessidade e especialidade médica demandada.

  • Se existir a formação de fila, como que você poderia resolver ou minimizar este problema?

R: Desenvolver uma escala de trabalho que facilite o atendimento nos momentos de pico. Para o cidadão, a impressão que se tem é de que nos dias e horários de maior atendimento há menor número de funcionários atendendo; aumentar a capacidade de atendimento através da contratação de novos funcionários ou através do uso de novas tecnologias, como serviços pela internet e/ou por telefone, uso de sistema de gestão de atendimento; capacitar os funcionários, através de treinamentos e reciclagens, podem resolver problemas de produtividade e de dificuldade de atendimento. Portanto, é importante que as organizações despertem para a importância de garantir a qualidade no atendimento e no serviço prestado.

  • Quais são as técnicas para fazer a previsão de demanda? Cite e explique.

R: São os métodos quantitativos e os métodos qualitativos. Os métodos quantitativos utilizam dados históricos para prever a demanda em períodos futuros. A previsão da demanda futura requer a construção de modelos matemáticos a partir dos dados que descrevem a variação da demanda ao longo do tempo, denominada série temporal.

Os métodos quantitativos mais abordados são a média móvel, a suavização exponencial e o método de Box-Jenkins. O método da média móvel é amplamente utilizado pela sua facilidade de implementação e pela necessidade de poucos dados históricos para sua aplicação. O método calcula a média dos dados de alguns períodos recentes, a qual se torna a previsão para o período seguinte. Os modelos de suavização exponencial se caracterizam por decompor uma série temporal em componentes, suavizar seus valores passados (dar pesos diferenciados que decaem exponencialmente com o tempo) e depois recompor as componentes para fazer as previsões. As três componentes na suavização exponencial são: nível, tendência e sazonalidade. O nível é o valor médio da observação no período (valor observado retirando a sazonalidade e o erro aleatório), a tendência é a diferença sequencial de dois níveis consecutivos e a sazonalidade é um evento que se repete com uma periodicidade constante. A suavização exponencial apoia-se apenas nos dados da própria série para fazer previsões, não necessitando de nenhuma variável independente, tais como a inflação ou a área disponível para armazenar produtos. Isto traz a vantagem da rapidez, uma vez que não é necessário buscar ou medir outras variáveis. O método de Box-Jenkins utiliza um algoritmo matemático complexo, com termos autoregressivos e de média móvel, para identificar a forma do modelo matemático mais adequado para a série temporal. Os modelos de Box-Jenkins, genericamente conhecidos por ARIMA (Auto Regressive Integrated Moving Averages), são modelos matemáticos que visam capturar o comportamento da correlação seriada ou autocorrelação entre os valores da série temporal, e com base nesse comportamento, realizar previsões futuras. São três as fases de construção de um modelo Box-Jenkins: (i) identificação, consiste na seleção do modelo de Box-Jenkins que melhor descreve a série em questão; (ii) estimação, onde são estimados os parâmetros do modelo escolhido; e (iii) verificação, quando através dos resíduos (diferença do valor atual da série e o valor apresentado pelo modelo em análise) avalia-se se o modelo proposto é adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com