TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação - ATPS - Ciências sociais

Trabalho acadêmico: Atividade de avaliação - ATPS - Ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Administração

Atividade Avaliativa – ATPS – Ciências Sociais

Professora Ma. Claudia Regina Benedetti

Professor Presencial- Bianca Martins

Professor á Distância- Celso Ricardo do Nascimento

Caxias do Sul/ RS

2012

Atividade Avaliativa – ATPS – Ciências Sociais

1. Introdução:

Esta atividade avaliativa tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico critica e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, assim expressando-se de modo critico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável, além de desenvolver a capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e pericias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégias e operacionais.

2. Desenvolvimento:

Neste trabalho será abordado o conjunto de registros argumentativos, críticos e reflexivos sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade.

Etapa 01

O livro “A construção social da realidade”, aborda o assunto de uma subdisciplina sociológica que desde Max e Karl, ficou conhecida como sociologia do conhecimento, campo que foi interpretado como enfoque sociológico da história das idéias, mas, vem aqui redefinido como o estudo de tudo aquilo que se considera conhecimento na sociedade, mediante o conhecimento do senso comum, que constitui a realidade cotidiana para o membro comum da sociedade.

Segundo os autores a sociologia do conhecimento deve tratar da construção social da realidade. A análise da articulação teórica desta realidade continuará sendo parte desse interesse, mas não é o mais importante. O que este livro sugere e uma redefinição de longo alcance de âmbito da sociologia do conhecimento, muito mais ampla do que tudo quanto até agora se entendeu como construindo esta disciplina.

Neste livro em os autores consideram a sociologia do conhecimento como parte da disciplina empírica da sociologia. O propósito é teórico, mas a teorização refere-se à disciplina empírica em seus problemas concretos e não à pesquisa filosófica dos fundamentos da disciplina empírica.Trata-se da teoria sociológica e não da metodologia da sociologia. As afirmações deste livro estão claras no titulo e no subtítulo e consistem em declarar que a realidade é construída socialmente e que a sociologia do conhecimento deve analisar o processo em que este fato ocorre.

A sociologia do conhecimento deve tratar da construção social da realidade, da vida, esclarecer a realidade, como é acessível ao senso comum dos membros ordinários da sociedade.

A inteiração social na vida cotidiana.

A linguagem e o conhecimento na vida cotidiana.

A sociedade como Realidade Objetiva.

1) INSTITUCIONALIZAÇÃO

a) Organismo e atitude – O homem não ocupa um ambiente especifico.

b) As origens da institucionalização – Toda a atitude humana está sujeita ao habito.

c) Sedimentação e tradição – As experiências ficam retidas são sedimentadas. A conservação e a transformação da realidade subjetiva.

d) A interiorização e a estrutura social – A socialização realiza-se sempre no contexto de uma estrutura social especifica. Não apenas o conteúdo mas também a medida do “sucesso” tem condições sociais estruturais e consequências sociais estruturais.

e) Teorias sobre a Identidade – A identidade é formada por processos sociais.

Os autores esperam ter tornado claro que a sociologia do conhecimento pressupõe uma sociologia da linguagem, e que uma sociologia do conhecimento sem uma sociologia da religião é impossível (e vice-versa). Acreditam ter mostrado como é possível combinar as posições teóricas de Weber e Duskheim em uma teoria geral da ação social, que não perde a lógica interior de nenhuma das duas.

Etapa 2

Trabalho – É a base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho do trabalho deve responder a alguma necessidade dos humanos, deve ser útil, Marx chamava de valor de uso. Seu valor se apresenta em ser útil para alguém.

Consumo – É o ato de compra de matérias industrializadas ou manufaturadas pelas regras do mercado, que opera de acordo aos padrões da mercadoria e o uso dos bens, bem como ao publico ao qual se destina.

Sociedade – É a arte de conviver, a vida humana e convivência. É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si construindo uma comunidade.

O trabalho pode ser definido como a modificação da natureza operada pelos seres humanos de forma a satisfazer suas necessidades. O trabalho ao mesmo tempo em que organiza e transforma a natureza, organiza e transforma o próprio homem e sua sociedade. Cada sociedade cria suas formas de divisão e organização do trabalho. Por isso varia também aquilo que é considerado trabalho e o valor a ele atribuído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com