TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS

Artigo: ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 8

POLO: INDEPENDÊNCIA - CE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

NOME RA

ERIVANIA MARIA SOUSA GOMES 388535

FRANCISCA ÉRICA RODRIGUES DE ARAÚJO 392838

JAIR GOMES MELO 384470

NAIANE ALEXANDRE DE SOUZA 384750

SANTANO WILLIAN DE OLIVEIRA 383673

ATPS: CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA: HELENROSE APARECIDA SILVA PEDROSO COELHO

INDEPENDÊNCIA – CE, 26 DE NOVEMBRO DE 2012.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

CULTURA

Em definição ampla, Cultura pode ser classificada como: “forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster)."

O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o “permitido” e o “interdito” da vida social.

Quando usamos o termo, na conversa cotidiana comum, pensamos muitas vezes na «cultura» como equivalente às «coisas mais elevadas do espírito» – arte, literatura, música e pintura. Os sociólogos incluem no conceito estas atividades, mas também muito mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem, os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres.

INDIVÍDUOS

Apesar das suas características comportamentais específicas, o homem não nasce social, porém somente adquire as características comportamentais conhecidas como tipicamente humana através da socialização: transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores, crença, bem como desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica.

SOCIEDADE

A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas (estudadas pelas ciências sociais como a sociologia e a antropologia), também existem as sociedades animais (estudadas pela sociobiologia ou a etologia social).

A sociedade é a extensão do indivíduo. Se o indivíduo é cobiçoso, cruel, impiedoso, egoísta, etc., assim será a sociedade. É preciso ser sincero consigo mesmo. Cada um de nós está degenerado, logo a sociedade tem de estar degenerada inevitavelmente. Isto o terrível monstro do materialismo não pode resolver. Isto somente o indivíduo pode resolver à base de uma revolução integral em si mesmo.

As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e o seu entorno se inter-relacionam num projeto comum que lhes outorga uma identidade de pertença. O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, econômicos e políticos.

Diante de tudo lido até aqui, vimos que desde os tempos mais remotos o homem sempre viveu em grupo e a existência fora do grupo é de difícil aceitação para esse ser, a vida em grupo transforma o animal homem em um ser humano. Sem contato com o grupo social o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos humanas.

Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros o que o fará ser aceito por todos do grupo social a que pertence.

A socialização do indivíduo permite que ele adquira sua própria personalidade que o diferenciará dos demais e o identificará com seu grupo social. O processo de socialização é profundamente cultural, no sentido da definição de que cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade.

O filme "A classe operária vai ao paraíso", de Elio Petri (Itália, 1971), vem nos mostrar a dura realidade de operários que por falta de oportunidades submetem-se a formas de trabalho um tanto quanto exploradora.

O trabalho que era pra ser motivo de orgulho, torna-se um martírio, onde só se considera o meio de sobrevivência e não o bem estar. Ao estipular o sistema de cotas, a empresa tá motivando os operários a apenas produzir, vendendo a sua forma de trabalho ao capitalista e adquirir em troca a possibilidade de consumo, sem o direito a nenhum questionamento. Com a insatisfação, surgem então, as reinvindicações através das greves onde lutam por melhorias.

A necessidade de trabalho é óbvia, pois é através dele que podemos sobreviver dignamente – ao menos é o que se espera – onde possamos consumir bens de nossa necessidade. Abre-se então um questionamento: “até onde a necessidade nos leva a aceitação de trabalho explorador?”

Esta é uma questão bem polêmica, pois vivemos em uma sociedade capitalista, onde precisamos tudo ou quase tudo que o consumismo nos oferece. Eis um motivo ao qual muitos se submetem às formas de trabalho das quais não os satisfazem.

Em face de tantas insatisfações, a própria sociedade que outrora te cobra o trabalho, hoje te apoia, quando buscas melhorias no âmbito do trabalho. Notório se faz a participação da população aos movimentos grevistas, onde não mais só participam as classes trabalhistas, mas a sociedade em si.

No mundo capitalista em que vivemos, é notória a desigualdade social, a falta de oportunidade, a decadência da humanidade... O poder da moeda é forte, tornando a vida daqueles que não a possuem, muito difícil. Pessoas são submetidas a formas sub-humanas de sobrevivência, colocando por muitas vezes, a própria vida em risco.

Eis o caso das pessoas que habitam locais de risco. São famílias que por não terem uma oportunidade de trabalho digno, que ofereça condições de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com