TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade sobre "Teorias curriculares críticas"

Por:   •  9/5/2016  •  Exam  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

Centro de Ciências Sociais

Departamento de Educação I

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina: Currículo

Atividade sobre "Teorias curriculares críticas"

São Luís – MA

2016

Atividade sobre "Teorias curriculares críticas"

  1. Elabore um texto/síntese, de no mínimo 20 linhas, onde se relacionem as principais idéias que conformam os fundamentos teóricos propostos por Henry Giroux sobre o currículo, a educação, a escola, o professor e o aluno, utilizando fatos e acontecimentos observados no filme “Escritores da Liberdade” (cinco pontos).

Henry Giroux ver os professores como intelectuais transformadores e no filme fica muito claro como o currículo é posto e o que pode ser feito a partir da concepção de Giroux.

Na cena que surge na sala de aula um desenho de um negro, a professora em vez de disciplinar aproveita para explicar sobre arte, gangues e holocausto, fatos que marcou a história da humanidade e que de certa forma pode ser usado para comparar com a realidade vivida por aqueles alunos, despertando assim a curiosidade dos alunos pelo o tema “holocausto”. Desta forma a professora fez a interdisciplinaridade e a partir de então promove uma lição de cidadania, com ações práticas, ética, mediadora e motivadora respeitando cada aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. Pois Grwell deixa seus alunos à vontade para falar sobre qualquer coisa de suas vidas, seus desejos e anseios. Assim podemos vê claramente o conceito de voz no qual o autor confere grande valor aos alunos.

A partir dessa abordagem a professora propõe a leitura do livro Anne Frank, sugerindo também uma atividade prática, a escrita de um diário, onde eles pudessem falar de tudo da vida deles, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. Com isso a professora enfatiza a necessidade de dar a voz aos alunos permitindo assim, enxergar a realidade social vivida por seus alunos. Tornando-se possível desenvolver uma pedagogia que permitisse e instigasse a curiosidade pela leitura de outros livros, ainda que estes livros não fizessem parte do currículo formal. No filme “Escritores da Liberdade”, é possível observar como o professor tem um importante papel na emancipação e libertação do estudante a partir da teoria de Giroux, o professor aqui é o intelectual transformador.

Na cena em que a professora pede os livros para a supervisora, e que esta diz que não pode entregá-los, alegando que os alunos não cuidarão e que os mesmos não têm capacidade de leitura, fica evidente como a escola e o currículo exerce o controle e o poder nas relações sociais. E aqui os professores e as professoras passam a exercer papel fundamental na luta contra um sistema que define o que cada pessoa pode se tornar através da educação. E nessa luta podemos citar o conceito de resistência de Giroux, que tanto a professora quantos os alunos tornaram-se protagonista no filme por não aceitar um currículo que valorizasse somente os conteúdos da classe dominante, mas que considerasse também a realidade cultural desses alunos. Pois é necessário um processo pedagógico no qual as pessoas possam se tornar conscientes do controle e poder exercidos pelas instituições e pelas estruturas sociais através da qual elas podem se tornar emancipadas ou libertadas de seu poder e controle.

Portanto quando a professora demonstra compromisso, competência e sensibilidade ela consegue trabalhar de uma forma prazerosa, permitindo assim a libertação e emancipação de seus alunos através da escola como espaço de possibilidades que é o que ela de fato, segundo Giroux.

  1. Mesmo que Michael Apple e Henry Giroux são teóricos importantes que discutem o currículo numa perspectiva crítica e que, além de ter como referência teórica o pensamento de Paulo Freire e em determinados momentos fazerem propostas similares sobre o papel da educação, da escola e do currículo, elabore duas diferenças entre os fundamentos teóricos curriculares propostos tanto por Michael Apple como por Henry Giroux (dois pontos).

Quanto às diferenças entre os fundamentos teóricos propostos por esses autores Michael Apple quando trata da escola, atribui a esta o papel de produtora de conhecimentos técnicos para a manutenção do sistema capitalista, enquanto Henry Giroux chama de esfera pública e espaço de possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com