TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Teorias Da Administração

Casos: Atividade Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 4

1)Com Base Na Leitura Do Texto “Abordagem Clássica Da Administração” é Possível Observar Os Aspectos Que Frederick Taylor Defendia Na Administração Científica. De Acordo Com Os Conhecimentos Que Você Adquiriu Na

1)Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.

Segunda resposta: Frederick Taylor, popularizou a noção de eficiência “obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais” .

Ele acreditava que para uma empresa funcionar, o empresário pensava e os operários executavam um sistema tipicamente fechado.

Taylor, então começou a cronometrar e robotizar seus operários, não mais enxergando eles como seres humanos e simplesmente como maquinas.

Focou toda sua atenção somente na execução de tarefas, se esquecendo do restante da vida de uma empresa.

O ambiente de trabalho não era adequado, eram precários, colocando assim em risco a saúde e a vida dos operários.

Os operários trabalhavam com carga horária sobrecarregadas com pouco tempo de descanso e lazer, levando-os assim a um padrão de vida inadequado.

Não tinham nenhuma proteção contra o desemprego involuntário.

Não havia participações de lucros.

Também foi criticado, pela ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios.

1) F. W. Taylor defendia a melhoria do processo produtivo através da racionalização do trabalho do operário, tendo como objetivo o aumento salarial da classe operária e diminuição significativa do custo unitário de produção, por conseguinte ocorreria o aumento do lucro do empresário. Para tanto deveria ser utilizado métodos científicos de pesquisa e de experimentação afim de formular princípios que estabelecessem um processo produtivo padrão, baseado na especialização e aumento da eficiência.Taylor defendia, também, que o processo de racionlização do trabalho do operário deveria ser acompanhado de uma estruturação geral da organização resultando em sua segmentação, o que deu origem à Organização Racional do Trabalho ( ORT ).

Frederick Taylor estudou ,cientificamente, os problemas fabris de sua época e popularizou a noção científica: obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais (custo/benefício) aos sistemas produtivos.

A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

As principais críticas a administração científica de Taylor são:

• Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

• A Administração cientifica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

2) Fundamentando-se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.

2) Fundamentando-se na leitura indicada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com