TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas

Trabalho Escolar: Atividades Praticas Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÂO:

O referido trabalho está baseado no filme Tropa de Elite (Brasil 2007, direção de José Padilha), com os mais variados temos, mas que englobam a nossa sociedade e que deve ser trabalhado para possamos ter uma sociedade mais igualitária. No Brasil temos várias falhas tanto na política, na educação, na nossa polícia onde a maioria dos policias entram na corrupção, sendo que deveriam nos dar proteção, mas não é o que acontece e acabam denegrindo a imagem da classe.

O uso de drogas está muito acentuado em nosso País, temos o trabalho do Assistente Social na busca de soluções das questões sociais e dos conflitos.

Segundo o naturalista Inglês Charles Dar Wim (1809-1882) em sua obra Origem do Homem e a seleção sexual (1871):

“Não há nenhuma diferença fundamental entre o homem e os animais mais superiores do reino no que diz respeito a suas faculdades mentais”,

A partir desta colocação Dar Wim também nos enfatizou que: “há uma imensa diferença a partir entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores”. Cultura tem várias definições desde os hábitos, crença, comportamento, religião, costumes de um povo aprendido de geração em geração que foram deixadas por seus ancestrais pela herança social. Na cultura popular o Brasil é o povo considerado mais alegre, pois, com a música. Uma das principais características da cultura é a adaptação em que as pessoas conseguem com as mudanças mesmo que passadas de geração em geração acontecem algumas mudanças na cultura onde acabam sendo incorporadas algumas mudanças e até mesmo transformando outros aspectos de o que leva até muitas vezes através da convivência com diversas pessoas através da vida em sociedade, a principal característica da cultura e como as mesmas conseguem se adaptar vivendo em sociedade com diversos tipos diferentes de cultura e incorporando seus hábitos e costumes. A cultura está sempre em evolução sendo ela influenciada por pensamentos novos inerentes ao pensamento do ser humano. Não existe nenhuma cultura melhor que outra e sim culturas diferentes uma da outra e que devem ser respeitadas. Segundo Hany Gensler:

O relativismo cultural defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa da cultura. Os princípios morais descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade.

O filme Tropa de Elite que tem como slogan “missão dada é missão cumprida” é uma obra que nos mostra fatos que acontecem na segurança pública, onde o personagem principal é o Capitão Nascimento que está em uma situação muito complicada precisando escolher entre seu trabalho e/ou sua família já que sua esposa está grávida e cobra-lhe mais tempo e atenção, precisando escolher um entre tantos candidatos que teriam apenas três meses para a chegada do Papa João Paulo, o qual ficaria instalado no morro. Para substituir o Capitão Nascimento no BOPE/RJ (Batalhão de Operações Especiais) – esquadrão onde os seus PMS são a elite da policia no Rio de Janeiro, os quais são treinados “incorruptíveis”, arriscam suas próprias vidas, em guerras travadas com bandidos em favelas dominadas por traficantes, para reprimir o tráfico, mas muitos de nossos policiais militares são submetidos a subornos por não terem um bom salário o que não justifica estes desvios de conduta, os policiais são elementos facilitadores dos criminosos, pois sua proximidade no dia a dia favorece a corrupção policial outro fator também é de não terem um treinamento adequado.

Também temos o caso do militar Mathias que é negro, pobre, dedicado aos estudos e quer cursar faculdade de Direito, conseguiu uma bolsa de estudos, mas no decorrer da história não tem um bom relacionamento com a turma por haver divergência de idéias, pois, é um idealista e tem medo de se identificar aos seus colegas por ser um PM, onde a ação da policia é muito criticada por seus, que fazem uso de drogas em festas da faculdade e até mesmo no campus por isso ele não revela ser um policial, ele teme entrar na favela para não sofrer nenhuma represália no caso de ser reconhecido. No Rio de Janeiro o número de favelas é muito grande chegando a ter mais de 700 favelas, onde a maioria é dominada por traficantes armados até os dentes. Armas estas usadas em guerras, mas que no Rio são as armas do crime, por isso que os policiais não sobem as favelas por medo, e acabam aliando-se as organizações deixando de dar a segurança às pessoas que dela necessitam. Segundo Padilha:

Policial tem família, meu tem amigo. Policial também tem medo de morrer. É por isso, que nessa cidade, todo policial tem que escolher: ou se corrompe ou se omite.

Hoje em dia o Brasil apresenta muitos quadros de conflitos sociais e no filme Tropa de Elite não é diferente, ressaltamos que a violência da policia é um dos fatores mais preocupantes, sendo muitas vezes usada da força desnecessária ou até mesmo em pessoas inocentes, havendo então a necessidade de ações sociais para mediar os conflitos existentes, assim a mediação tenta solucionar e também prevenir os desvios de conduta dos policiais e seus conflitos que venha a se desenvolver na sociedade.

[...] a violência, tanto na educação como no conjunto da sociedade, constitui-se como uma forma de expressão dos que não têm acesso à palavra (...). Quando a palavra não é possível, a violência se afirma e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com