TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades das nações UNIDAS

Artigo: Atividades das nações UNIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Com o final da Segunda Grande Guerra, os países vencedores e seus aliados decidiram apostar no mesmo ideal, e as nações mais importantes do mundo resolveram estabelecer um foro definitivo para a discussão de interes­ses comuns, através de uma organização capaz de promover, exigir e garantir a coexistência pacífica de seus membros através de uma paz duradoura, daí re­sultando a criação da “Organização das Nações Unidas - O.N.U.”, englobando progressivamente uma significativa quantidade de Estados membros, até que, atualmente, conta com uma adesão praticamente universal.

Já em 1948 foi aprovada a “Declaração Universal dos Direitos Huma­nos”, cujo texto integral original traduzido se encontra a seguir em anexo, se constituindo no elenco dos direitos fundamentais básicos que tem o ser humano como objeto da atenção e da proteção da comunidade internacional.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e os princípios dela decorrentes, é um texto de enorme importância histórica, princi­palmente para o ocidente, mas deve ser vista dentro do seu contexto histórico de vitória de um modelo que despontava sua supremacia universal após a segunda guerra mundial. Ao dispor sobre as questões sociais e econômicas especificas a Declaração se restringe a um con­texto social, político e econômico especifico do pós-guerra, que deve ser superado, e como tal deve ser entendida.

(MAGALHAES, 1999, p.3)

Contudo, alguns autores se manifestam no sentido de que a já cinqüentenária “Declaração Universal dos Direitos Humanos” vem merecen­do alterações com vistas a sua atualização, em face do desenvolvimento social e tecnológico verificado nas últimas décadas. Outros argumentam que a “Or­ganização das Nações Unidas” é resultado dos interesses dos países vencedo­res da guerra na Europa e que os vencedores não só escrevem a História, mas também os epitáfios de suas vítimas.

De todo modo, o reconhecimento é geral de que a “Organização das Nações Unidas” se constituiu num baluarte decisivo na proteção aos Direitos Humanos, bem como no combate as suas violações.

Entre as diversas atividades da “O.N.U.”, as ações empreendidas em favor dos direitos do homem se apresentam como o mais importante passo da humanidade em prol de sua sobrevivência com mútuo respeito e dignidade, bem como no sentido de construir um processo civilizatório que busque uma crescente qualidade de vida para todos os indivíduos.

Também em Paris, que já havia sido o cenário da proclamação da “De­claração dos Direitos do Homem e do Cidadão” e do “Código de Napoleão”, foi aprovada e proclamada em Assembléia Geral de 10 de dezembro de 1948, a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, sob os auspícios da recém fundada “Organização das Nações Unidas”, vindo a constituir-se no mais im­portante diploma em prol da paz mundial e dos Direitos Humanos, assim como na maior conquista da humanidade com vistas a afirmação da sua civilização e sobrevivência.

“O caminho contínuo, ainda que várias vezes interrompido, da con­cepção individualista da sociedade procede lentamente, indo do reco­nhecimento dos direitos do cidadão de cada Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com