TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Organização e metodologia do ensino fundamental

Etapa 3

A Organização Auxiliar da Escola Municipal Profª Maria Tereza Rodrigues

Segundo Libâneo, no Artigo em que fala sobre organização e Gestão da Escola, a APM (Associação de Pais e Mestres) é definida como Instituição Auxiliar da Escola, foi escolhido a Escola Municipal Maria Teresa Rodrigues, situada na Rua: Coronel Adauto Barbosa 350, bairro Santa Emília, tendo como organização auxiliar a APM que é composta de: Direção Escolar, Presidente da APM, Funcionários Administrativos, Docentes, Comunidade Escolar e Alunos, funcionam com uma diretoria Executiva e um conselho deliberativo.

São feitas reuniões periódicas para tomada de decisões sobre necessidades imediatas da Escola e como serão utilizados os recursos arrecadados, prestando contas.

Foi entrevistada uma técnica administrativa que faz parte da APM, a qual relatou que muitas melhorias que ocorreram na escola como: Instalação de grades na escola para maior segurança dos alunos, foi comprado aparelhagem de som para realizar as acolhidas diárias, troca de vidros das janelas quando necessário, entre outros. Há também promoção de palestras na escola para a comunidade escolar, um exemplo foi a palestra concedida pelo juiz federal Odilon, onde todos puderam ouvir e interagir com o palestrante.

É sem dúvida de grande importância o papel da APM na escola, fazendo com que se faça valer a gestão democrática, incluindo a participação de todos e acima de tudo a transparência dessa administração, que tem liberdade com responsabilidade, e que permite que se tenha essa abertura à comunidade escolar.

Referência:

Livro-texto da disciplina: Piletti,Nelson. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental.São Paulo: Ática, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com