TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ABNT

Projeto de pesquisa: Atps ABNT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as formas mais simples da ABNT, de como desenvolver trabalhos monográficos e formata-los conforme exigência das normas da ABNT.

ABNT

É o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro, é uma entidade privada, sem fins lucrativos.

A ABNT é a única representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização). Lembrando que existe um dia especial chamado dia mundial da normalização cuja comemoração ocorre no dia 14 de outubro de cada ano vindouro.

As normas técnicas estão presente basicamente em tudo que nos rodeia, como o setor de construção civil, setor automotivo, da eletricidade, bebidas , computadores, qualidade, higiene pessoal, perfumaria , etc...

A ABNT foi fundada no ano de 1940. Trata-se de uma entidade privada de políticas publicas sem fins lucrativos reconhecida por lei, como órgão de utilidade publica dirigida por membros de um conselho deliberativo, conselho fisica, conselho técnico e a diretoria executiva. Tem o objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novas tecnologias

A ABNT tem o objetivo de promover o desenvolvimento técnologico nacional, e neste caso, padronizar forma de apresentação dos trabalhos acadêmicos, para que todos os trabalhos apresentados pelos alunos sigam o mesmo padrão.

-NBR - Norma Brasileira aprovada pela ABNT, de caráter voluntário, e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público.

-NR é a sigla de Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com caráter obrigatório.

Não há somente uma norma da ABNT, existem varias normal chamadas de NBR que siginificam Normas Brasileiras, a quais estão sujeitas a revisões periodicamente.

As mais utilizadas em trabalhos acadêmicos são:

ABNT NBR 6023:2002, que referencia sobre a elaboração das referencias.

ABNT NBR 6024:2003 referencia sobre a numerações progressivas das sesões de um documento escrito.

ABNT NBR 6027:2003- Que referencia sobre o sumario

ABNT NBR 6028: 2003 Que referencia sobre o resumo do trabalho

ABNT NBR 6034: 1989 Que referencia sobre o índice de publicações

ABNT NBR 10520: 2002 Que referencia sobre as citações em documentos

ABNT NBR 12225: 2004 Que referencia sobre a lombada

ABNT NBR 14724:2005 Que referencia sobre a formatação dos trabalhos acadêmicos como a capa, pagina de rosto, dedicatória,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com