TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise Financeira

Artigo: Atps Analise Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  4.414 Palavras (18 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 18

ADMINISTRAÇÃO

6º SEMESTRE

Danilo Aurélio Proença Ortiz de Camargo RA: 4300066523

Marcelo de Aquino Rodrigues RA: 3815669894

Américo Pedro A. L. Silva RA: 6750370392

Atividade Prática Supervisionada

Administração Financeira e Orçamentária

PROFESSOR EAD: WAGNER LUIZ VILLALVA

TUTOR: MARCOS RUEDA GUZMAN

SOROCABA

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1: CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 4

Passo 4:Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: 6

ETAPA 2:RELAÇÕES ENTRE RISCO E RETORNO 7

Passo 1: Avaliação de investimentos 7

1.3: Realizar os cálculos dos juros reais utilizando os juros nominais (Selic) e inflação 8

Passo 2 – avaliar o investimento em ações da empresa fictícia Companhia Água Doce e calcular também os retornos esperados usando as probabilidades. 9

Passo 3 10

ETAPA 3: VALOR DE UM ATIVO 11

Passo1: resumo capítulo 5 PLT: avaliação de ações e títulos 11

Passo 2: Calcular o Retorno esperado (Ks) 11

Passo 3 13

Passo 4: Avaliar dois projetos industriais independentes 14

ETAPA 4: ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL 15

PASSO 2 – DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS RISCOS NAS TOMADAS DE DECISOES DOS ATIVOS 17

Passo 3: Calcular a viabilidade que a Companhia Doce Sabor traçou para cinco simulações sobre os projetos X, Y e Z. 19

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

Este trabalho tempo por objetivo demonstrar algumas técnicas de avaliação de viabilidade de investimentos, análises de fluxo de caixa e utilização de algumas ferramentas aplicadas para esta análise.

Veremos alguns conceitos de risco e retorno, transformaremos taxas nominais em reais, aplicaremos cálculos de VPL (valor presente líquido), TIR (taxa interna de retorno), Covariância e índice de lucratividade, considerando investimentos com e sem risco, trabalhando sempre com as simulações propostas pela ATPS.

Para a execução desses cálculos foram utilizados a ferramenta excel e calculadora científica, que facilitaram a aplicação das fórmulas e consequentemente a execução da ATPS.

ETAPA 1: CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

De acordo com Gitman (1997), Finança pode ser definida como “a arte e a ciência de administrar fundos”. Praticamente todo o indivíduo obtém receitas, levantam fundos, gastam e investem em algo, gerando assim a necessidade da análise financeira para se fornecer os meios para tornar flexíveis e corretas as decisões de investimento, no momento apropriado e mais vantajoso.

Os administradores financeiros administram, ativamente, as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos. Estes administradores devem sempre estar orientados por objetivos dos proprietários da empresa e seus acionistas, trabalhando sempre para a maximização de riqueza e não apenas para a maximização do lucro.

Analisando os textos Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz e Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso de Renata Gama, Guiomaro Moura e Osmas Francisco de Oliveira, nos é apresentado uma critica á falta de uma administração financeira adequada em empresas de menor porte, salientando que o sucesso dessas empresar surgem Através do cuidado efetivo do dinheiro, suas entradas e saídas e também a garantia do retorno aos proprietários e acionistas.

O primeiro texto apresenta algumas técnicas e conceitos ligados ao planejamento financeiro para que essas empresas apliquem em sua gestão e maximizem seus resultados, tais como a administração e controle do fluxo de caixa, a consideração do regime de competência e de caixa, a aplicação do custo de capital, aplicando-se os cálculos do TIR (taxa interna de retorno), VPL (valor presente liquido) e TMA (taxa média de atratividade).

Um dos pontos a ser levado em consideração nesses itens acima é o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal a fim de se precaver com medidas capazes de satisfazerem as necessidades da empresa. Assim é necessário estabelecer uma previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionando despesas até mesmo aquelas que ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.

Para tanto, é necessário o engajamento dos diversos setores das empresas, juntando previsões de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis, com propaganda entre outros. Assim, a troca de informações diárias e o aproveitamento máximo de cada setor contribuirão de forma determinante para o sucesso do controle de caixa.

O segundo texto ainda apresentou alguns pontos fortes e fracos de pequenas empresas em relação a sua administração, tais como: menor burocratização, maior aproximação com clientes e fornecedores, melhor comunicação e identificação das necessidades de seu público alvo. Como pontos fracos a . Pontos fracos: como pontos fracos, são considerados: a má gestão, tida como responsável por 90% dos fracassos, ocasionada pela falta de conhecimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com