TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Cargos E Salários

Trabalho Universitário: Atps Cargos E Salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Salário é definido como a contraprestação devida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado. Ele pode ser pago mensal, quinzenal, semanal ou diariamente, por peça ou tarefa; o salário nunca poderá ser inferior ao salário-mínimo; ao menor aprendiz, salvo na condição mais favorável, será garantido o salário mínimo hora. Oliveira (2011) o art. 428, § 2º. da CLT, com redação dada pela Lei no. 10.097/2000.

Sendo assim, salário é a remuneração que o empregador paga ao funcionário pelo serviço prestado. Salário é a recompensa que um indivíduo recebe pelo trabalho prestado a uma organização.

Motivação vem da palavra motivo que vem do latim motivus e significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico.

Uma das questões mais polêmicas que enfrentamos atualmente é referente ao salário e se este funciona como um fator de motivação para os funcionários. Para isso iremos estudar a importância da administração de Plano de Cargos, Salários e Benefícios dentro da Organização.

Hoje em dia é imprescindível a administração de um Plano de Cargos e Salários, pois a falta dessa estruturação é um grande problema para qualquer empresa.

Segundo Chiavenato, para acontecer a implantação do Plano de Cargos e Salários é necessário definir a remuneração adequada de função, e a descrevê-las de forma justa, fazendo com que a empresa seja estimada no que diz respeito a remuneração com salários competitivos e colaboradores motivados.

Pode-se afirmar que as finalidades da Administração de Cargos e Salários são: ordenar os salários dos trabalhadores de acordo com o maior ou menor habilidade e responsabilidade que o cargo exige de seu ocupante atendendo ao preceito de igualdade salarial para trabalho igual; adequar os salários da empresa aos salários do mercado visando não perder seus funcionários para as empresa concorrentes, e utilizar os estímulos salariais objetivando aumentar a eficiência do trabalhador. (NASCIMENTO 2001, pag. 06).

Entende-se a necessidade que uma organização independe do porte, tem pela implantação de um Plano de Cargos e Salários, não só em beneficio da empresa quanto a valorização dos seus colaboradores, com isso eles tem fieis colaboradores, que vestem a camisa da empresa e se dedicam pro melhor.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »