TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONT GERAL ETAPA 3

Trabalho Escolar: ATPS CONT GERAL ETAPA 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  593 Visualizações

Etapa 3 , passo 3

Conceitos de: Receitas, Lucro Bruto, Lucro Operacional, Lucro Líquido.

RECEITA

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não-operacionais. Portanto, pode-se considerar como receita de uma empresa o dinheiro que a mesma recebe ou tem direito a receber, proveniente das operações da mesma.

LUCRO BRUTO

O lucro é a parcela excedente das receitas, depois de subtraídos os custos. É o lucro que remunera o capital investido num empreendimento. Sem ele não existem empresas ou negócios. O lucro bruto corresponderá à diferença entre a receita líquida das vendas e serviços e o custo dos bens e serviços vendidos.

LUCRO OPERACIONAL

É todo resultado que direta ou indiretamente está relacionado com a atividade da empresa. O lucro ou prejuízo operacional é dado com base na operação algébrica:

Lucro Bruto - Despesas Operacionais + Receitas Operacionais = Lucro/Prejuízo Operacional

LUCRO LÍQUIDO

É o lucro do Exercício social de uma determinada empresa depois das Participações (DEAP) e antes das distribuições de Lucros aos Acionistas/Sócios), ou seja, é a base de calculo para distribuição de lucros (DL) os sócios. É a diferença positiva do lucro bruto menos o lucro operacional e o não operacional.

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com