TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Admnistração

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Admnistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO PLANEJAMENTO 4

3 ORGANIZAÇÃO 6

4 DIREÇÃO 7

5 CONTROLE 8

6 O ADMINISTRADOR 9

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

8 BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho pesquisaremos sobre o planejamento de um projeto de extensão universitária que atenda a comunidade em nossa região, decidimos elaborar um planejamento estratégico e organizacional do evento social (arrecadação de gêneros de primeira necessidade para entidades filantrópicas; coleta de sangue para o hemocentro em local público ou na faculdade; passeio com crianças de um orfanato; visita aos idosos de um asilo). Iremos desenvolver o nosso planejamento de forma simples e objetiva, mas a elaboração do planejamento estratégico representa a maneira como a estratégica empresarial deverá ser colocada em ação, isto é, operacionalizada. Teremos que se preocupar com o que fazer e como fazer para atingirmos o nosso objetivo.

Para isso teremos que programar e executar, ou seja, fazer acontecer de forma que cada participante leva adiante a realização dos planos estabelecidos, sem uma execução adequada, a estratégia não acontece. A execução requer organização, requer, organização, adequada, intensa coordenação, incentivos às pessoas envolvidas, controles, acompanhamento intenso e, liderança.

Para elaboração de nosso projeto, teremos que traçar um planejamento tático, onde vamos visar e traçar metas para elaboração, articulando os nossos objetivos, para serem alcançados, vamos dar vida e condições racionais para que se organize. Vamos programar os planos de forma adequada e objetiva para alcançar os nossos planos, através de condições racionais, para que se organize e dirija de forma empresarial. A seguir teremos que desenvolver planejar e organizar as Nossas metas para alcançarmos metas e objetivos, através de uma elaboração de planejamento.

2 CONCEITO PLANEJAMENTO

O planejamento consiste na identificação, na análise e na estruturação dos propósitos do rumo ao que se pretende alcançar, levando em consideração suas políticas e recursos disponíveis, atuando nos níveis: estratégias, táticas e operacionais.

Esta definição é bem clara quando consiste na identificação de propósitos, onde faz com que os gestores reflitam sobre os objetivos, bem como oferece a oportunidade de realizar uma análise e na estruturação desse propósito, levando em conta suas condições políticas e financeiras, que definirão o futuro da empresa.

O conceito de planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados e busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta de gestão que auxilia, consideravelmente, o administrador em seus processos decisórios na busca de resultados mais efetivos e competitivos. Nesse processo de gestão, é fundamental que os dirigentes levem em considerações conceitos primordiais da administração como: planejamento, estratégia, competitividade e o diagnóstico estratégico, usando corretamente esses conceitos, maximizam as possibilidades de satisfação nos resultados obtidos no processo de gestão.

Um bom Planejamento estratégico pode ser o fator determinante do sucesso de uma empresa. No mundo globalizado a dinâmica do mercado exige tomada de decisões rápidas, muitos gestores têm deixado de lado o planejamento estratégico e adotado plano de ações imediato sem se quer planejar essas ações.

CHIAVENATO conceitua o termo estratégia como “um padrão ou plano que integra as principais políticas, objetivos, metas e ações da organização”. Nessa mesma linha de raciocínio descreve que “uma boa estratégia pode assegurar a melhor alocação dos recursos em antecipação aos movimentos, planejados ou não, dos oponentes ou às circunstancias do ambiente”.

Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas. As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões, pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação.

PLANEJAMENTO TATICO

O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

O planejamento tático é feito de ano a ano e busca aperfeiçoar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.

Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si.

No caso das pequenas e médias empresas, não há necessidade de elaborar planos táticos, pois elas são necessárias como uma forma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do nível operacional a ser descrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com