TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatitica

Exames: Atps Estatitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 A Estatística Descritiva

A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que desenvolve e disponibiliza métodos para resumo e apresentação de dados estatísticos com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação ali contida.

Ela tem por finalidade a utilização de tabelas, gráficos, diagramas, distribuições de frequência e medidas descritivas para:

 Examinar o formato geral da distribuição dos dados;

 Verificar a ocorrência de valores atípicos;

 Identificar valores típicos que informem sobre o centro da distribuição;

 Verificar o grau de variação presente nos dados;

Pode-se pensar que todo método descritivo possui uma entrada, os dados, e uma saída, que pode ser uma medida descritiva ou um gráfico. Se a entrada é deficiente a saída também será de má qualidade.

A finalidade da Estatística Descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, de relatar e discutir.

A média industrial Dow-Jones, a taxa de desemprego, o custo de vida, o índice de criminalidade, as médias de estudantes, são exemplos de dados tratados pela Estatística Descritiva.

Uma grande coleta de dados pode dos fornecer informações confiáveis, contudo, necessitam de ordenamento, organização e análise crítica. Com isto o objetivo da Estatística descritiva é apresentar técnicas de descrição de dados e subtrair as informações relevantes em meio aos dados coletados, isolando estruturas e padrões.

A estatística é uma importante ferramenta de gestão de negócios. O administrador se viu diante de uma busca incessante pela melhoria de seus produtos ou seja, a qualidade como um fator de decisão quando na venda de seu produto. Com isto, a estatística fornece inúmeros dados que contribuem sobremaneira as tomadas de decisões. Dentro do ambiente interno, fornece índices de desempenho, análise de lucros e na perspectiva do macroambiente uma série de dados macroeconômicos, pesquisas de satisfação entre muitos outros que a tornam uma ferramenta indispensável ao administrador.

A Estatística Descritiva pode ser resumida nas seguintes etapas:

-Definição do problema:

-Planejamento

-Coleta dos Dados

Crítica dos Dados

-Apresentação dos Dados

Tabela/Gráficos

Descrição dos dados

Portanto teremos dois métodos que podem ser usados para a apresentação dos dados: métodos gráficos (envolvendo apresentação gráfica e/ou tabular) e métodos numéricos (envolvendo apresentações de medidas de posição e/ou dispersão).

Apresentação Gráfica e Tabular.

Os gráficos constituem uma das formas mais eficientes de apresentação de dados, são mais indicados em situações que objetivam dar uma visão mais rápida e fácil a respeito das variáveis. Um gráfico é, essencialmente, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com