TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica

Artigo: Atps Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PÓLO GUAICURU

MARIA FRANCISCA DA SILVA – 373253

LUIZ AUGUSTO PASSOS DE SOUZA – RA 375340

RICARDO DE BARROS CARNEIRO – RA 369406

ROSANGELA RODRIGUES DO NASCIMENTO – RA: 375339

MATEMÁTICA APLICADA

PROFESSORA IVONETE MELO DE CARVALHO

CAMPO GRANDE – MS

23/04/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PÓLO GUAICURU

MARIA FRANCISCA DA SILVA – 373253

LUIZ AUGUSTO PASSOS DE SOUZA – RA 375340

RICARDO DE BARROS CARNEIRO – RA 369406

ROSANGELA RODRIGUES DO NASCIMENTO – RA: 375339

MATEMÁTICA APLICADA

ATPS – Atividade Prática Supervisionadas do terceiro semestre sobre Matemática Aplicada do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Educacional a Distância, sob orientação da professora Ivonete Melo de Carvalho, como requisito à obtenção de nota parcial para atingir média no bimestre.

CAMPO GRANDE – MS

23/04/2013

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo de apurar a melhor solução para uma a expansão de um instituto de educação e que está buscando crédito junto a uma instituição financeira. E para possa autorizar este crédito foi calculado a receita, lucro e custo através de funções matemáticas.

Palavras-Chaves: definições de funções gráficas, função racional, função exponencial, função composta, função custo, função receita, função lucro, cálculos das atividades, função que determina capital de giro e taxa de variação média e instantânea.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

TEXTO DE REFORÇO ESCOLAR 6

DEFINIÇÕES DE FUNÇÕES 6

GRAFICO 7

FUNÇÃO RACIONAL 7

FUNÇÃO EXPONENCIAL 8

FUNÇÃO COMPOSTA 10

FUNÇÃO CUSTO 10

FUNÇÃO RECEITA 11

FUNÇÃO LUCRO 11

CALCULO DAS ATIVIDADES 11

TABELA COM AS PRESTAÇÕES DO FINANCIAMENTO 16

FUNÇÃO QUE DETERMINA O CAPITAL DE GIRO 17

TAXA DE VARIAÇÃO MEDIA E INSTANTANEA 17

CONCEITO DE ELASTICIDADE 18

FUNÇÃO ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA DOS PREÇOS 18

CONCLUSÃO DA FUNÇÃO ELASTICA 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

1. INTRODUÇÃO

O objetivo é apresentar e discutir conceitos e aplicações matemáticas básicas e necessárias ao desenvolvimento-amadurecimento do raciocínio matemático de forma contextualizada, capacitando e qualificando o profissional para continuidade de sua formação em disciplinas mais avançadas. Esse estudo envolve as funções na matemática aplicada, desenvolvendo o conceito, definições e exemplos de cada e sendo utilizadas numa análise financeira numa empresa que está buscando a melhor decisão para a sua expansão.

2. TEXTO REFORÇO ESCOLAR

O texto “Reforço escolar” trata de uma instituição escolar que está buscando a expansão de seus serviços onde foi verificada a possibilidade de mais ganhos. Para que a empresa possa expandir os seus lucros foi levada ao banco uma planilha para análise onde constavam as receitas, os custos e os lucros para implementação dos novos serviços e com esses dados o gerente do banco está verificando a receita bruta da empresa para a liberação do financiamento. Depois esta tendo uma análise do custo da mão de obra dos professores e as aquisições de equipamentos em seguida o gerente da instituição está analisando os lucros que podem obtiver deste investimento da empresa que está querendo o financiamento.

E para que possam ser analisadas estas situações temos que usar funções matemáticas de primeiro grau, função racional, função exponencial e função composta e representações gráficas. Com os dados a seguir:

Custo para capacitação de 20 professores da escola (oferecido pelo Centro Universitário da localidade): R$ 40.000,00, no ato de contratação dos serviços.

Custo para aquisição de 30 novos computadores (multimídia) + pacote de softwares educativos: R$ 54.000,00, no ato de entrega dos computadores.

O Gerente do Banco ABC SA atualizou o lucro bruto no cadastro da escola, com base em documentos onde constam os seguintes dados:

A escola funciona em três períodos: manhã, tarde e noite; oferecendo reforço escolar somente pela manhã, somente à tarde, somente à noite ou aos finais de semana.

O número de alunos matriculados para este ano é pela manhã: 180, à tarde: 200, à noite: 140. Aos finais de semana: 60. São oferecidas aulas de Português, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com