TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica Aplicada

Artigo: Atps Matematica Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado "método das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros, como o de "partidas simples", que normalmente são satisfatórios para os outros tipos de escrituração.

A regra das partidas dobradas assusta pela simplicidade: para cada lançamento "a débito", deve corresponder um "a crédito" e vice-versa. Essa descoberta da "simetria" a partir dos chamados "fatos contábeis" contribui para que muitos autores classifiquem o método das partidas dobradas como a "arte da escrituração".

Apesar de originariamente previstas para serem utilizadas nos lançamentos das contas contábeis, em operações mais complexas como as das "instituições públicas" é comum serem exigidas partidas dobradas apenas para os balanços ou, melhor dizendo, as contas de balanço. Vide, por exemplo, a escrituração prevista pela Lei brasileira 4.320/641 que trata da Contabilidade pública.

Para muitos gestores, a função da Escrituração é o Controle Contábil. Na verdade o controle contábil, que historicamente originou até uma corrente científica chamada de Controlismo, é aquele que se baseia nas Contas, ou seja em um Plano de Contas direcionado para a Análise contábil e no chamado "contas contra contas": Por exemplo, no período em que há movimentação na conta de "custos sobre produtos vendidos", deverá haver igual movimentação na conta de "receita de produtos vendidos".

A Escrituração é a função de Registro contábil, quando usada o método das partidas. Sem ele pode ser usada como controle administrativo e não contábil.

Tipos de livros de escrituração[editar | editar código-fonte]

Os livros de escrituração são :

1.Livros Fiscais

1.1 Registro de Compras

1.2 Registro de Inventário

1.3 LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real do Imposto de Renda

1.4 Registro de entradas ICMS-IPI

1.5 Registro de saídas ICMS-IPI

1.6 Registro de apuração IPI-ICMS

2.Livros Contábeis

2.1 Livro Razão

2.2 Livro Diário

3.Livros do Direito Privado

3.1 Registros de Duplicatas

3.2 Livros Societários

3.3 Livros da Socidade Empresáriais

Vantagens da escrituração contábil[editar | editar código-fonte]

Emblem-scales.svg

A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.

Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Em países como o Brasil, o empreendedor abordará essa questão inicialmente sempre do ponto de vista legal, ou seja, a escrituração contábil é decisão facultativa. Também o legislador, partindo da mesma premissa, ou seja, de que manter a escrituração consumirá grandes recursos da entidade, aprovam leis que costumam exigir a escrituração contábil apenas das pessoas jurídicas de maior porte.

Observe-se, por exemplo, a obrigatoriedade prevista no Novo Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/20022 ), artigo 1179, nestes termos:

"O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com