TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuaria

Trabalho Escolar: Atuaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

Matemática atuarial é também conhecida como a matemática dos seguros por ser uma área de matemática que se preocupa com os cálculos para avaliar riscos e sistemas de investimento de seguros.

Seu surgimento está ligado à necessidade de se ter sistemas capazes de responder à questões colocadas para o funcionamento dos sistemas de seguro e previdência com o desenvolvimento da sociedade.

Foi baseada na teoria dos jogos, a matemática da probabilidade, que foi inventada para conseguir construir teorias sobre o funcionamento dos jogos de azar mas que pode encontrar outras utilidades na vida cotidiana, como a matemática atuarial.

A função principal desta área de matemática, principalmente na área de seguros, é conseguir calcular qual o risco está contido ao se segurar determinado procedimento e com isso calcular o valor que deve ser cobrado para tal seguro e o prêmio compatível.

Para se conseguir realizar esses cálculos são utilizadas diferentes análises a partir de tabelas já utilizadas por outras empresas de seguros, análises de incidência de risco, tábuas de mortalidade (quando se trata de seguro de vida) e a partir destes dados utiliza-se a estatística e a probabilidade para se conseguir dados confiáveis para as empresas.

Foi a partir do século XVII que este campo do conhecimento passou a se desenvolver. As próprias tábuas de mortalidade foram desenvolvidas por um matemático, Edmond Halley, em 1694. O desenvolvimento delas seria essencial para o desenvolvimento deste campo da matemática.

Outro fator essencial ao desenvolvimento da matemática atuarial foi o rápido avanço dos estudos da probabilidade a partir da matriz desenvolvida por Pierre de Fermant. Já a obra Annunuites upon lives de 1718, de Abrahan De Moivre, deu base para a teoria dos jogos serem utilizada na área atuarial a partir do desenvolvimento da teoria das anuidades.

Autoria: Bruna Barlach

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com