TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3 AVA Questões Respondidas

Casos: Aula Tema 3 AVA Questões Respondidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas às questões:

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele?

R: As cinco dimensões comentadas pelo autor são econômica, ambiental, social, política e cultural. Ele comenta a sustentabilidade econômica, ambiental e social na forma como o mundo lida com cada “folha” para manter um equilíbrio sustentável mundial.

A primeira citada é a sustentabilidade ambiental, a mais conhecida e comentada normalmente, onde se defende o uso consciente dos bens naturais, a fim de preservar e manter um estilo de vida confortável sem prejudicar nosso ecossistema e economia.

Em seguida ligada a ambiental segue a econômica onde se visa o valor em reais, desses recursos que também se liga com a terceira, a social, onde se visa educar e reeducar a sociedade em fim de conscientizar o consumo consciente.

Ainda cita as esquecidas e adicionais “2 folhas”, a política e a cultural, pois de nada adianta toda uma sociedade ambientalmente e economicamente sustentável sem uma educação política e cultural, tendo em vista os valores sustentáveis para uma melhor convivência mundial.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Econômica, ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: As três respostas são: 1 - Investimentos tecnológicos, que visam o estudo de meios tecnologicamente alternativos.

2 - Decrescimento, que seria um consenso político-cultural universal.

3 - Possibilidade de risco, ou como o autor define “uma consequência de uma não resposta”, ou seja, a consequência de se chegar a uma solução tardiamente.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

R: O único jeito atual de se conseguir um planeta sustentável é a reeducação ambiental, político-cultural, social e econômica. Para convencer a população das limitações dos recursos naturais, e conscientizar também os lideres aos benefícios de atitudes sustentáveis. Para que todos saibam que os recursos naturais não são infinitos e que se esgotarmos ficará sem de uma vez por todas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com