TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Desenvolvimento Economico Da China

Casos: Aula-tema 03: Desenvolvimento Economico Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  6.048 Palavras (25 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 25

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

Atividade 3

Nessa aula discutimos a evolução econômica da China e sua importância no comércio internacional. Também, os impactos da crise na Europa desde 2011 sobre o crescimento da economia chinesa.

O resumo dessa aula e o capítulo 2 do livro-texto enfatizam a evolução econômica da China e de seu papel no comércio internacional. Os textos não tratam de aspectos sociais e políticos.

Assim, navegue no site do PNUD indicado na aula-tema 1 e procure em jornais e revistas de grande circulação (Estadão, Folha, Veja, Época, Exame) informações sobre PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo da população da China.

Busque informações sobre a pauta de exportação e de importação da China, empresas mais importantes, produtos exportados para o Brasil, entre outros fatores.

Em seguida, pesquise de que forma a crise na Europa desde 2011 tem afetado o crescimento chinês, a pauta de exportação e de importação.

Escreva um texto, listando os dados e informações que encontrar e comente como esses resultados podem ajudar ou não na competitividade da empresa que está assessorando. Ainda, apresente dados a respeito do efeito da crise na Europa sobre a economia chinesa em 2012 e explique de que forma a crise considerada mundial afeta a competitividade da empresa que está assessorando.

Importante: Esse texto será a sessão 3 da atividade que deverá ser entregue ao professor na aula 4.

Dica:

Sites para pesquisa:

<http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=3941>. Acesso em: 10 Dez. 2013.

<http://exame.abril.com.br/>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

<https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

Veja no site da CEPAL o livro sobre os BRICS

<http://www.cepal.org/cgi-bin/getprod.asp?xml=/publicaciones/sinsigla/xml/7/39967/P39967.xml&xsl=/brasil/tpl/p10f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl>.

Acesso em: 15 Jul. 2012.

Veja também os sites da receita federal

<http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/ComerMercadBrasil/2002/BrasilIndia/comercio.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

<http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/ComerMercadBrasil/2002/Brasilchina/comercio.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

PIB PER CAPITA

A economia da China é a segunda maior do mundo, superada somente pelos Estados Unidos, seu produto interno bruto (PIB) nominal é estimado em U$$ 8,2 trilhões(dados de 2012), enquanto seu poder de compra foi maior do que qualquer outro país no mundo, com exceção apenas dos Estados Unidos.

Ela é considerada a nação com o maior crescimento econômico dos últimos anos, com a média do crescimento do PIB em torno de 10% por ano, sua renda per capita tem crescido cerca de 8% ao ano em média nos últimos 30 anos. A renda per capita do país está classificada como mediana a baixa, se comparada com os padrões mundiais.

A China vai ultrapassar os Estados Unidos e será considerada a maior economia do mundo em 2028, daqui a 15 anos, a economia ocupará o lugar dos Estados Unidos como a maior do mundo.

PIB- Produto Interno Bruto da China atingiu cerca de US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012, com crescimento de 7,8%.

IHD China

Fonte: Jornal Estadão

http://blog.estadaodados.com/ranking-do-indice-de-desenvolvimento-humano-idh-2013/

CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Apesar de a economia chinesa estar em alta e ser constantemente abordada como referencia analistas governamentais e internacionais ainda questionam muito seu crescimento. O problema é que a distribuição da renda chinesa não foi bem feita dentre os seus habitantes, fazendo assim crescer uma distância entre ricos e pobres no país, algo que preocupa em termos de segurança, bem-estar e também manutenção da economia no médio e longo prazo.

Devido a isso, a maior parte da população se enquadra como classe “média” e “pobre”, e sem ter recursos financeiros “confortáveis”, as famílias não conseguirão consumir adequadamente, algo necessário para manter a estabilidade sócio-econômica do país. Este ponto está sendo estudado pelas agências governamentais de nível central e local, trabalhando na redução de impostos, para a população e na regulagem de salários dos executivos das indústrias com ganhos, elevados, bem como os da empresas privadas.

As autoridades responsáveis por este trabalho deverão analisar a atual situação do povo chinês, tanto o urbano, como no rural, observando assim suas carências, poder de consumo, educação financeira e outros pontos que avaliam a participação destas famílias no cenário econômico do país. Tendo levantado todos os dados necessários, a distribuição de renda deverá ganhar meios legais para efetivá-la, ou seja, haverá Leis que possibilitarão a redução dos impostos e a regularização dos salários e afins, conseguindo o ajuste dos interesses, algo considerado fundamental.

Mesmo com todos esses dados, as estatísticas oficiais divulgam resultados tão alarmantes, para provar o contrário, o Centro de Estudos de Planejamento familiar da Universidade de Pequim, fez um estudo, que revela que a sociedade chinesa está mais desigual.

Entre as razões para a desigualdade social, a mais provável é a reforma econômica de 1979, a mesma que acabou levando a china ao segundo lugar na lista das maiores economias do mundo

QUAIS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA CHINA

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,uma-noite-na-fabrica-de-eletronicos-chinesa,577009,0.htm

Analistas dizem que a pressão salarial crescente e as reivindicações por melhores condições de trabalho estão ameaçando a vantagem competitiva da China e suscitando questões sobre seu modelo industrial poder continuar despejando boa parte dos brinquedos, têxteis e eletrônicos a preços irrisórios que o mundo consome. Para isso, a China precisará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com