TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autocracia No Brasil.

Pesquisas Acadêmicas: Autocracia No Brasil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO DA AUTOCRACIA BURGUESA NO BRASIL.

Para entendermos melhor sobre o papel do serviço social entre final da década de 1950 e o inicio da década de 1960 precisamos entender melhor que acontecimentos, qual de situação o Brasil se deparava, Estado burguês assumiu no Brasil um caráter autocrático.Rebela-se a ditadura como um processo, o ciclo da autocracia burguesa. A mesma,apresenta uma característica de forte associação entre desenvolvimento capitalista e autocracia que suprime todas as possibilidades de uma democracia consolidada no país.

Assim a revolução burguesa não assume o caráter de democracia , criou-se um padrão de desenvolvimento econômico onde visava os interesses da classe burguesa ,articulando estruturas políticas de permanência no poder. A classe dominante sempre encontrando meios e modos de impedir ou travar as forças comprometidas com a classe subalterna, limitando os membros desta mesma classe a conviver com interesses da classe dominante e sem escolha para resoluções dos próprios problemas que os cercam, vivendo assim a classe dominada com muitas dificuldades principalmente sem meios suficientes para sobrevivência.

Mesmo quando prevaleceu os mecanismos democrático- representativo, o Estado brasileiro exerceu sua função como uma “ditadura fingida” ,onde na prática não existia nada de democrático. Onde a sociedade política limitou-se, às classes burguesas, enquanto as classes subalternas eram vítimas da associação política, de tipo ou populista, coronelístico e da repressão. Não tinham nem meios para irem em busca de mudanças pois existia repressões, falta de meios de comunicações, dentre outros.

O ápice da autocracia burguesa no país foi exatamente a Ditadura Militar, onde o Estado tornou-se potência maior do poder da burguesia , guiado para a defesa de interesses próprios e alargamento máximo da ordem social da própria burguesia.

O serviço social se encontra no desenrolar da autocracia burguesa novas possibilidades, novas formas e novos conceitos de atuação cada momento de impunha uma novidade nesse processo oportunidades de recriação das ações do assistente social. Alguns setores brasileiros apresentam importantes processos nesse momento que geraram discursão no seu aspecto formador e nas renovações produzidas a respeito da pratica institucional do assistente social o que levou a ruptura entre o modelo conservador e busca de renovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com